PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: MARCELO BRIGAGÃO DE OLIVEIRA

DISCENTE: MARCELO BRIGAGÃO DE OLIVEIRA
DATA: 09/02/2023
LOCAL: Instituto Paraibano de Envelhecimento
TÍTULO: DIREITO, SAÚDE E CIDADANIA DO IDOSO EM TEMPOS DE COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Idosos, Direitos; Políticas Públicas; Cidadanía; COVID-19.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Objetivos: Os dados epidemiológicos existentes indicam que foi a população com mais de 60 anos de idade que sofreu a maior taxa de mortalidade entre todos os grupos etários. Assim, o objetivo geral do estudo era: conhecer a perceção da sua qualidade de vida e a satisfação com a sua saúde durante o período pandémico. Objetivo específico: conhecer mais sobre o que foi viver em confinamento relativamente à sua saúde psicológica e relações sociais. Metodologia: Investigação quantitativa e qualitativa realizada numa cidade brasileira do Estado de Minas Gerais (Poços de Caldas) no Brasil, composta por 30 participantes (15 institucionalizados e 15 não institucionalizados) de ambos os sexos, com mais de 60 anos e sem défices cognitivos. Foi aplicado o questionário de qualidade de vida WHOQOL-Bref, abreviado pela OMS. Resultados: Os resultados do estudo levaram a concluir que os idosos institucionalizados lidaram melhor com o período de confinamento causado pela pandemia. Com taxas mais elevadas de perceção da sua qualidade de vida e de maior satisfação com a sua saúde. O aspeto mais surpreendente desta investigação é que os idosos institucionalizados demonstraram maior resiliência psicológica e preservação das suas relações sociais, uma vez que o facto de estarem numa comunidade isolada do ambiente exterior lhes permitiu relacionarem-se uns com os outros. Impensável para aqueles que viviam em seus domicílios isolados. Estes últimos mostraram uma pior satisfação com a sua saúde e relações sociais. Conclusão: as instituições de longa permanência funcionaram como um fator de proteção paraos idosos.
Interno - 075.347.048-98 - BEATRIZ APARECIDA OZELLO GUTIERREZ - USP
Externo ao Programa - 2301021 - HELOISA HELENA PINHO VELOSO