PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de QUALIFICAÇÃO: JUCÉLIA MORAES DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUCÉLIA MORAES DE LIMA
DATA: 10/03/2023
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: MÍDIA DIGITAL PARA ORIENTAÇÃO DA PESSOA IDOSA SOBRE OS RISCOS À SAÚDE DO CONSUMO INAPROPRIADO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
PALAVRAS-CHAVES: Consumo de bebidas alcoólicas. Pessoa idosa. Risco à Saúde.Tecnologia em saúde
RESUMO: Introdução: A expectativa de vida e o número de idosos têm aumentado exponencialmente, atrelado a isso tem-se ainda o aumento das doenças crônicas não transmissíveis, relacionadas ao estilo de vida e adoção de hábitos menos saudáveis, com destaque neste estudo para o consumo de bebida alcoólica. No ano de 2013, 9,4% da população idosa brasileira apresenta consumo considerado como leve ou moderado, e 4,6% consumo de risco. Frente ao consumo de álcool por idosos e suas vulnerabilidades que podem comprometer sua saúde física e mental, torna-se de suma importância a elaboração de produtos tecnológicos que visem o cuidado à saúde da pessoa idosa, a exemplo da construção de uma mídia digital, com foco na prevenção do consumo de bebidas alcoólicas. Objetivo: Construir uma mídia digital para orientação da pessoa idosa sobre os riscos à saúde do consumo inapropriado de bebidas alcoólicas. Percurso metodológico: Trata-se de um estudo do tipo metodológico, documental quantitativo, estruturado em três etapas. A primeira etapa trata-se de uma revisão integrativa que visa identificar as evidências científicas relacionadas ao uso de bebidas alcoólicas e os riscos à saúde do consumo inapropriado de álcool por idosos. A segunda etapa trata-se de um levantamento das informações da vigilância sanitária de Barra do Garças/MT quanto aos registros de apreensões de bebidas alcoólicas consideradas impróprias para o consumo humano, a partir da consulta nos registros “Termo de Apreensões”. A terceira etapa trata- se da construção produto tecnológico de saúde, uma mídia digital para orientação da pessoa idosa sobre os riscos à saúde do consumo inapropriado de bebidas alcoólicas como medida de prevenção ao uso de álcool nessa população. Resultados preliminares: A revisão de literatura encontra-se na fase de elaboração da estratégia de busca para consulta nas bases de dados e levantamento das informações que serão extraídas dos artigos selecionados. Quanto ao levantamento realizado nos registros da vigilância sanitária, este revelou que nos últimos 10 anos (2013-2023) revelaram uma apreensão de 1.480 bebidas alcoólicas consideradas impróprias para o consumo humano, sendo 1.233 cervejas, 43 ice, 162 ice birinight, 13 vodka e 29 whisky. As apreensões ocorreram em 93 estabelecimentos do município (supermercados, bares, restaurantes, distribuidoras de bebidas, lojas de conveniência, açougues, pizzarias, lanchonetes e casas de show), distribuídos em 21 bairros no município. As apreensões ocorreram por prazo de validade expirado (1324), por apresentar embalagem amassada (93) e por ausência de informações como lote, data de fabricação e validade (21). As etapas 1 e 2 subsidiarão na construção do produto tecnológico em saúde, do tipo mídia digital, voltado à orientação da pessoa idosa sobre os riscos à saúde do consumo inapropriado de bebidas alcoólicas como medida de prevenção ao uso de álcool nessa população.
Externo à Instituição - ALISSEIA GUIMARAES LEMES
Interno - 2166087 - MARIA ADELAIDE SILVA PAREDES MOREIRA