PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de QUALIFICAÇÃO: POLLYANNA GUIMARAES BRAGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLLYANNA GUIMARAES BRAGA
DATA: 10/03/2023
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: VÍDEO EDUCATIVO PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM NO BANHO DA PESSOA IDOSA DEPENDENTE EM DOMICILIO
PALAVRAS-CHAVES: Idoso Fragilizado. Assistência ao paciente. Higiene da pele. Banho. Assistência domiciliar. Filme e vídeo educativo. Cuidados de enfermagem.
RESUMO: Introdução: As pessoas idosas dependentes apresentam dificuldades para realização das Atividades de Vida Diária e necessitam de terceiros para realizar o banho, vestir-se, alimentar-se, entre outras atividades essenciais para a manutenção da vida. O banho é a higiene corporal do paciente, e na pessoa idosa dependente é realizado no chuveiro, na banheira, ou a partir do derramamento d’água sobre o corpo; é uma das necessidades que mais acarreta dificuldades no dia a dia da pessoa idosa e de seus cuidadores. Durante o banho deve-se estar atento ao cuidado com a pele, pois ela possui inúmeras funções e mante-la íntegra é essencial para que o organismo possa se defender contra várias alterações a que o ser humano está exposto. Com o avanço da idade, surgem os problemas crônicos e com isso o déficit de autocuidado que explana o motivo pela qual as pessoas são auxiliadas pela enfermagem; fazendo com que se tenha uma exigencia das instituições e dos profissionais de saúde para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Com isso surge o Serviço de Atendimento Domiciliar que trabalha junto a um cuidador, que é a pessoa que realiza ou ajuda a pessoa com dependencia na execução de suas atividades básicas como a higiene pessoal. Cabe ao enfermeiro que coordena o cuidado domiciliar utilizar intervenções educativas para melhorar a relação entre o cuidador e a pessoa idosa. Por tudo isso, na prática profissional observa-se que o banho é um dos procedimentos que o cuidador realiza e necessita dos cuidados de enfermagem para aprimorar a realização deste procedimento, para manutenção da saúde da pessoa idosa. Objetivo: Construir um vídeo educativo para o cuidado de enfermagem no banho da pessoa idosa dependente em domicilio. Métodos: Será desenvolvido em duas etapas: A primeira será uma revisão de escopo sobre a assistência à pessoa idosa dependente no banho em domicilio, de acordo com a metodologia proposta no manual do Instituto Joanna Briggs. A segunda etapa será um estudo metodológico para construção de um vídeo educativo sobre os cuidados de enfermagem no banho da pessoa idosa dependente em domicilio. Para a avaliação dos juízes será utilizado os pressupostos de Fehring e para a análise do conteúdo, o Índice de Content Validity Ratio e a validação da aparência do video será de acordo com Instrumento adaptado do Suitability Assessment of Materials. Resultados: serão apresentados em um quadro, com as principais características dos estudos e principais resultados, de forma descritiva e tabular e a apresentação do video e a sua validação. Discusão: Será elaborado em forma de relatório, de acordo com os dados do estudo. Conclusão: Será apresentado as evidências científicas disponíveis, as quais irão subsidiar a construção de um vídeo educativo para o cuidado de enfermagem no banho da pessoa idosa dependente em domicilio; para auxiliar os cuidadores na execução do procedimento e a validação do material.
Interno - 1583896 - EDILENE ARAUJO MONTEIRO
Externo à Instituição - KARINA DAL SASSO MENDES