PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: Thomaz Pires dos Santos Neto

DISCENTE: Thomaz Pires dos Santos Neto
DATA: 31/03/2023
LOCAL: Instituto Paraibano de Envelhecimento
TÍTULO: PROGRAMA DE TREINAMENTO EM MÍDIAS DIGITAIS PARA PESSOA IDOSA DURANTE A PANDEMIA DO COVID 19
PALAVRAS-CHAVES: COVID-19; Tecnologias digitais; Idoso.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: no contexto da pandemia da Covid-19 o uso das tecnologias digitais favorece a redução do sentimento de solidão entre as pessoas mais idosas que precisaram ficar em quarentena. Contudo, também podem se constituir como ferramenta de exclusão para aqueles idosos que não sabem fazer uso das mesmas, acentuando a importância do desenvolvimento de projetos que visem o ensino do uso de tecnologias para idosos. Objetivos: conhecer as evidências cientificas sobre o uso de plataformas digitais utilizadas por pessoas idosas durante a pandemia da COVID 19; verificar a opinião de pessoas idosas sobre o uso de mídias digitais durante a Pandemia e propor um Programa de Treinamento em Mídias Digitais para Pessoa Idosa. Método: Trata-se de um estudo com qualitativo de abordagem metodológico realizado com 29 idosos que participam de Atividades de Extensão no Instituto Paraibano de Envelhecimento da UFPB e atenderam a Resolução 196 do MS. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada e analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. Resultados e Discussão: dos participantes do estudo 29 foram mulheres, na faixa etária dos 65 aos 69 anos e aposentadas. Entre os aplicativos mais utilizados pelos idosos estão o WhatsApp, seguido do Facebook, por serem considerados mais fáceis de manuseio e favoráveis para uma interação com a família e amigos; para diversão; obtenção de informação mais fácil e de notícias. As pessoas idosas salientaram como dificuldades para seus usos, a necessidade de algum tipo de ajuda para seus manuseios bancários, solicitando assim, o auxílio dos filhos. No que diz respeito a realização de transações financeiras os idosos afirmam não realizarem por medo e/ou receio de sofrerem golpes. Daí, foi proposto a criação de um Programa de Treinamento em Mídias Digitais para Pessoa Idosa para auxiliar a pessoa idosa no manuseio às tecnologias digitais. Considerações Finais: na pandemia do COVID-19 deixou mais evidente as deficiências enfrentadas pelos idosos às tecnologias existentes e os desafios no seu uso para inserção do idoso no mundo digital para ampliação de suas fontes de informações e manuseio.
Presidente - 335603 - ANTONIA LEDA OLIVEIRA SILVA
Interno - 3210302 - ROBSON ANTAO DE MEDEIROS