PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: MATEUS CARNEIRO VICENTE

DISCENTE: MATEUS CARNEIRO VICENTE
DATA: 27/04/2023
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: VÍDEO EDUCATIVO PARA A RESILIÊNCIA EM PESSOAS IDOSAS DIANTE DA PANDEMIA COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Idoso; Resiliência psicológica; COVID-19; video educativo.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Objetivo: Construir vídeo educativo para pessoas idosas sobre as estratégias de resiliência diante da pandemia COVID-19. Método: Constou de duas etapas: revisão integrativa da literatura com estudos primários publicados na íntegra, em Portugues, Inglês e/ou Espanhol, entre 2020 e 2022 nas bases de dados PubMed, EMBASE, LILACS, Web of Science e PsycINFO-APA. Os artigos foram exportados para o sistema Rayyan, os estudos selecionados foram lidos e inseridos em um instrumento cujos dados extraídos foram: autores e ano, objetivo, tipo de estudo, amostra, média da idade, resiliência, principais resultados e conclusão. Na avaliação crítica, utilizou-se instrumentos validados para determinar a qualidade metodológica e nível de evidência. A segunda etapa foi estudo metodológico para a construção do vídeo, em que foi realizado um storyboard com base nos resultados da primeira etapa. Resultados: correspondem à análise final de nove artigos publicados. Sobre as estratégias de enfrentamento, destacamse atividades físicas, o uso da tecnologia, as atividades de lazer e estilo de vida. O vídeo sobre a resiliência de pessoas idosas foi intitulado “Propostas de atividades promotoras da resilência para pessoas idosas”. A versão final foi composta por animações e narração em áudio, com nove minutos e 50 segundos, em formato MP4, e armazenado em drive. O conteúdo incluiu: abertura; apresentação do publico-alvo; breve contexto sobre resiliencia; objetivo do vídeo; etapas das propostas resilientes. Conclusão: na revisão de literatura destaca-se que as pessoas idosas utilizaram estratégias promissoras de enfrentamento durante a pandemia. A partir da construção do vídeo educativo para a resiliência de pessoas idosas diante da pandemia COVID-19, conclui-se que o embasamento cientifíco e metodológico para o desenvolvimento do roteiro e storyboard viabiliza a confiabilidade do produto educativo, tornando-o seguro para o público-alvo e uma importante ferramenta profissional que pode ser utilizada como atividade de educação em saúde.
Interno - 1655763 - MARIA DE LOURDES DE FARIAS PONTES
Externo à Instituição - RENATA CRISTINA DE CAMPOS PEREIRA SILVEIRA