PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: MARÍLIA LOURENCIO DOS SANTOS

DISCENTE: MARÍLIA LOURENCIO DOS SANTOS
DATA: 28/04/2023
LOCAL: Instituto Paraibano de Envelhecimento
TÍTULO: INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS DE ENFERMAGEM EM IDOSOS ACAMADOS NO CONTEXTO DA ATENÇÃO DOMICILIAR
PALAVRAS-CHAVES: Idoso; Serviço de Atenção Domiciliar; Cuidados de Enfermagem; Envelhecimento; Instrumento.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que vem ocorrendo tanto em países desenvolvidos, quanto em países em desenvolvimento. À assistência à saúde para esse público deve ser especializada, uma vez que as suas necessidades tendem a sofrer impactos devido a sua condição. Objetivos: Construir um instrumento de coleta de dados de enfermagem para idosos acamados assistidos por um serviço de Atenção domiciliar, baseado na teoria das Necessidades Humanas Básicas. Estruturar um instrumento de coleta de dados de enfermagem voltado para idosos acamados no contexto da Atenção Domiciliar, a partir dos indicadores empíricos identificados. Método: Trata-se de um estudo metodológico de construção de um instrumento destinado à coleta de dados/histórico de Enfermagem de idosos acamados, dividido em duas etapas: Revisão Integrativa da Literatura, realizada em 07 bases de dados: Pubmed, Embase, Scopus, Web of Science, Lilacs, Bdenf, Cinahl; e construção de um instrumento de coleta de dados. Resultados: Os principais indicadores empíricos incluídos no instrumento evidenciaram que os principais e mais frequentes foram os relacionados às esferas psicobiológicas (oxigenação, nutrição, eliminação e mobilidade), seguido dos psicossociais (amor e aceitação, autorrealização, autoestima e autoimagem). Discussão: Após realização do fluxograma prima, indentificou um total de 340 artigos, O corpus de análise foi composto por 14 artigos científicos que discorriam sobre os indicadores empíricos presentes em idosos acamados. Observa-se que as necessidades fundamentais da natureza humana estiveram predominantemente relacionadas ao nível psicobiológico 91,5%. Em segundo lugar, vieram os indicadores empíricos relacionados às necessidades psicossociais com 7,3% e, por último, os enquadrados nas necessidades psicoespirituais, com 1,2%. Considerações Finais: Esta pesquisa alcançou seu objetivo de estruturar um instrumento de coleta de dados de enfermagem voltado para idosos acamados no contexto da Atenção Domiciliar à luz das NHB apoiado em evidências científicas. Impulsionando novos projetos e pesquisas científicas e assim contribua para o fortalecimento da prática profissional do enfermeiro, tendo-se em vista que o instrumento possibilitará a partir da coleta de dados, uma maior apropriação para a implementação do PE não apenas na etapa de coleta de dados, mas na continuidade de um cuidado cada vez mais autônomo e cientificamente estruturado.
Externo à Instituição - CARLA KALLINE ALVES CARTAXO
Interno - 030.718.024-71 - FRANCILENE FIGUEIRÊDO DA SILVA PASCOAL - UFCG