PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: PAULIANA CAETANO LIMA

DISCENTE: PAULIANA CAETANO LIMA
DATA: 28/04/2023
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: CONSULTA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA ÚLCERA DO PÉ DIABÉTICO EM IDOSOS: INSTRUMENTO PARA UM SERVIÇO AMBULATORIAL
PALAVRAS-CHAVES: Pé Diabético. Autocuidado. Idoso.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: O aumento da incidência do Diabetes Mellitus vem acarretando consequências à saúde pública devido às sequelas que podem causar na vida das pessoas acometidas. Muitos indivíduos com diabetes perdem a sensibilidade e podem desenvolver deformidades nos pés ocasionando o pé diabético. Objetivo: Elaborar um instrumento de consulta de enfermagem para idosos com Diabetes Melittus na perspectiva da prevenção e tratamento da Úlcera de Pé Diabético atendidos em um serviço ambulatorial, fundamentado na teoria do autocuidado de Orem. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica, por enfocar o desenvolvimento de ferramentas e métodos de pesquisa, com o objetivo de construir instrumentos sólidos, confiáveis e precisos que possam ser empregados por outras pessoas. As etapas do estudo compreenderam: revisão integrativa visando a identificação dos déficits de autocuidado em idosos com Diabetes Mellitus e a elaboração do instrumento baseado nas evidências científicas encontradas na literatura, com os principais déficits de autocuidado identificados em idosos com Úlcera de Pé Diabético. A construção da revisão culminou na seleção de 38 artigos. A partir desses achados, foi apresentada uma síntese, com descrição dos principais resultados e déficits de autocuidado conforme a teoria de autocuidado de Orem. Resultados: A partir do levantamento realizado, identificou-se na literatura um baixo grau de conhecimento dos profissionais de saúde sobre o tema e limitações quanto ao autocuidado do indivíduo com pé diabético e em longo prazo, na pessoa idosa. Após a identificação dos déficits de autocuidado, foi possível realizar a construção da primeira versão do instrumento para a consulta, prevenção e tratamento da Úlcera do Pé Diabético em idosos em um serviço ambulatorial do Hospital Universitário Lauro Wanderley. Conclusão: Com base na elaboração do instrumento, pôde-se reafirmar a importância de se elaborar e implementar ferramentas que possam sistematizar e qualificar a prática assistencial do enfermeiro no contexto do autocuidado da pessoa idosa com Diabetes Mellitus.
Externo à Instituição - CARLA KALLINE ALVES CARTAXO
Interno - 980.435.288-53 - MARIA LUCIA DO CARMO CRUZ ROBAZZI - USP