PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: CLAUDIO EMMANUEL GONÇALVES DA SILVA FILHO

DISCENTE: CLAUDIO EMMANUEL GONÇALVES DA SILVA FILHO
DATA: 25/08/2023
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: APLICATIVO PARA SUPORTE A PACIENTES E CUIDADORES/FAMILIARES DE IDOSOS COM CÂNCER SOBRE OS CUIDADOS PALIATIVOS
PALAVRAS-CHAVES: Idoso; Câncer; Cuidados Paliativos; Software
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: O câncer é uma doença relacionada com o envelhecimento, determinando grande impacto na vida dos pacientes e familiares. Além do seu tratamento, os cuidados paliativos surgem como uma importante abordagem, realizada por uma equipe multidisciplinar, melhorando a qualidade de vida, porém o baixo conhecimento da população é uma barreira para o acesso. Objetivos: Caracterizar os indicadores bibliométricos da produção científica sobre a importância do conhecimento de pacientes com câncer acerca dos cuidados paliativos; identificar o conhecimento de pacientes idosos em tratamento oncológico e de cuidadores/familiares sobre cuidados paliativos; produzir um aplicativo de orientação para idosos e cuidadores/familiares sobre cuidados paliativos. Método: Trata-se de um estudo metodológico, quanti-qualitativo, dividido em três etapas: a primeira etapa compreendeu uma revisão bibliométrica com busca de artigos nas bases de dados Scopus e Web ofSciente (WOS), utilizando os descritores indexados patient, palliativecare, knowledhe e neoplasm, operador boleano AND e estratégia de seleção dos artigos pela PrefereedReportingItems For Systematic Reviews and Meta-analysis(PRISMA). Os artigos identificados foram importados para o Biblioshiny (pacote bibliometrix no R 4.2.0) para análise das informações bibliométricas.; A segunda etapa foi composta de uma pesquisa de campo com 26 pacientes idosos com câncer e 16 cuidadores/familiares, atendidos em uma unidade de oncologia na cidade de João Pessoa/PB, por meio de uma entrevista semiestruturada cujos dados transcritos foram processados pelo Software IRaMuTeQ e analisado em planilhas do Excel.; Na terceira etapa, foi desenvolvido um aplicativo sobre os cuidados paliativos em idosos com câncer. Resultados e Discussão: Os dados obtidos na primeira etapa compreenderam a análise de 13 artigos, evidenciando baixa taxa de publicação, rede de conexão limitada entre os autores e baixo nível de conhecimento, fazendo forte associação com os cuidados de fim de vida. Na etapa da pesquisa de campo foram entrevistados 26 pacientes e 16 cuidadores/familiares. A análise das entrevistas apontaram três categorias: Desconhecimento sobre cuidados paliativos; Assistência médica e suporte; e atenção ao paciente e cuidadores. O nível de conhecimento dos cuidadores/familiares é mais elevado, está diretamente relacionado com a escolaridade e a maior parte dos pacientes não sabe ou não ouviu falar sobre o tema. Os resultados subsidiaram a criação do aplicativo Paliativo para todos – Palli4All, contendo textos e vídeos com orientações acerca dos cuidados paliativos e os seus benefícios. Considerações finais: O estudo buscou identificar o conhecimento dos pacientes com câncer sobre cuidados paliativos, sendo perceptível uma heterogeneidade na literatura, variando de acordo com o país e principalmente o grau de escolaridade. Os pacientes idosos com câncer possuem conhecimento e conceitos equivocados, relacionando os cuidados paliativos ao cuidado médico ou uso de medicamentos. A construção do aplicativo vem de encontro as estas evidências favorecendo a disseminação do conhecimento sobre cuidados paliativos, reduzindo os conceitos equivocados e estigmas, favorecendo a sua implementação na rede de assistência àsaúde, e no cuidado aos pacientes que necessitam dessa abordagem.
Interno - 075.347.048-98 - BEATRIZ APARECIDA OZELLO GUTIERREZ - USP
Presidente - 2166087 - MARIA ADELAIDE SILVA PAREDES MOREIRA