PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: LUCIANA MARANHAO MEDEIROS DE SOUSA

DISCENTE: LUCIANA MARANHAO MEDEIROS DE SOUSA
DATA: 31/08/2023
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: Proposta de capacitação para Médicos da Estratégia Saúde da Família do município de Campina Grande-PB sobre a prescrição racional de medicamentos para idosos
PALAVRAS-CHAVES: Idoso; Atenção Primária à Saúde; Lista de Medicamentos Potencialmente Inapropriados.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: considerando que a pessoa idosa é mais vulnerável a desfechos negativos relacionados a medicamentos, é de suma importância a adoção de estratégias que visem uma maior segurança medicamentosa. Estudos mostraram em diversos países, que processos educacionais dirigidos aos médicos, resultaram na redução da prescrição dos chamados Medicamentos Potencialmente Inapropriados para idosos, a partir da Atenção Primária à Saúde. Objetivos: levantar dados sobre o uso desses medicamentos por idosos do Distrito Sanitário I do município; verificar o nível de entendimento de uma amostra de médicos sobre a prescrição racional de medicamentos para idosos; elaborar uma capacitação sobre a prescrição racional de medicamentos para idosos, dirigidos aos médicos da Estratégia e Saúde da Família, do município de Campina Grande-PB. Método: trata-se de um estudo descritivo e pesquisa de campo, onde na primeira fase, foi realizada uma revisão integrativa da literatura acerca das estratégias utilizadas pela Atenção Primária à Saúde para reduzir a prescrição desses medicamentos. Na segunda fase, foi realizado um estudo transversal, exploratório, através da aplicação de um formulário pelos Agentes Comunitários de Saúde aos idosos, a fim de obterem dados demográficos como faixa etária e sexo, além da lista de medicamentos prescritos e em uso. Na terceira fase, foi realizado um estudo transversal, exploratório, cujo grupo amostral foi composto por 20 médicos da Estratégia Saúde da Família, os quais foram entrevistados e obtidas informações sócio-demográficas, além de aspectos que abrangiam o seu conhecimento sobre a prescrição racional de medicamentos para idosos. Com base nessas etapas anteriores, foi elaborada a quarta fase da pesquisa: a proposta de capacitação para os médicos sobre a prescrição racional de medicamentos para idosos. Resultados: na pesquisa junto aos Agentes Comunitários de Saúde, a análise dos dados mostrou ser alta a prescrição de Medicamentos Potencialmente Inapropriados, especialmente na faixa etária de 60 a 69 anos de idade, sendo mais prevalente em mulheres. A classe de psicotrópicos foi a mais prescrita. Na pesquisa realizada com os médicos, foi verificado que a maioria era concursado, do sexo feminino, 60% deles tinham entre 1 a 10 anos de formados, 40% tinham alguma residência médica. Segundo a opinião dos mesmos: a adesão medicamentosa dos idosos era satisfatória em 65% dos casos; 55% observavam maior frequência de reações adversas em idosos que em outros grupos etários; 85% não observavam discussões sobre critérios para Medicamentos Potencialmente Inapropriados para idosos entre seus colegas. Em relação a realização de um programa de educação continuada para melhorar a prescrição racional de medicamentos para a pessoa idosa, 100% deles consideraram ser necessária. Considerações finais: o produto final desse mestrado trata-se de uma roda de conversa sobre Medicamentos Potencialmente Inapropriados para idosos, dirigida aos médicos da Estratégia Saúde da Família. Espera-se obter uma maior sensibilização sobre a prescrição racional de medicamentos para esse grupo etário, através do aperfeiçoamento do aporte teórico dos médicos sobre o tema, possibilitando assim uma melhor assistência à saúde da pessoa idosa na Atenção Primária à Saúde.
Interno - 6335603 - ANTONIA LEDA OLIVEIRA SILVA
Presidente - 047.617.667-00 - LUIZ FERNANDO RANGEL TURA - UNIRIO