PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: FERNANDA DE MEDEIROS NOBREGA

DISCENTE: FERNANDA DE MEDEIROS NOBREGA
DATA: 31/08/2023
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: SEGURANÇA NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA SONDA NA PESSOA IDOSA: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO
PALAVRAS-CHAVES: Idoso. Nutrição enteral. Uso de medicamentos. Vídeos educativos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: O processo de envelhecimento ocorre de forma gradual e está associado à diminuição global da capacidade funcional do indivíduo. Nessa fase da vida, dificuldade para se alimentar de forma autônoma, incapacidade de mobilidade e a presença de enfermidades, aumentam a probabilidade de utilização de sondas como forma de assistência nutricional. Os indivíduos pertencentes a essa faixa etária apresentam um aumento na prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, requerendo o uso de terapia farmacológica para controle. Logo, o uso de medicamentos por via sonda, torna-se uma prática comum, mas que enfrenta diversos desafios relacionados à sua administração. Para superar esses obstáculos, é necessário adotar uma abordagem interprofissional visando garantir a administração adequada dos medicamentos por via sonda na pessoa idosa. Objetivos: Investigar as evidências científicas sobre à administração de medicamentos por via sonda na pessoa idosa; construir e validar um vídeo educativo sobre a segurança na administração de medicamentos por via sonda na pessoa idosa. Método: Trata-se de um estudo metodológico, estruturado em três etapas: na primeira etapa foi uma revisão de escopo com busca de artigos científicos nas bases de dados e bibliotecas virtuais Cochrane, Medical Literature Analysis and Retrievel System On-line (MEDLINE/PubMed), Scielo e Scopus. Para construção da pergunta norteadora foi utilizada a estratégia População, Conceito e Contexto (PCC) sendo, P de população (pessoa idosa), C de conceito (administração de medicamentos) C de contexto (em uso de nutrição enteral). Tendo como descritores em português e inglês: idoso, nutrição enteral, uso de medicamentos, interações alimento-droga, interações medicamentosas, farmacocinética, ações farmacológicas e obstrução do cateter. Na segunda etapa foi produzido um vídeo sobre segurança na administração de medicamentos por via sonda na pessoa idosa. E na última etapa, esta tecnologia educativa foi validada por um comitê de juízes. Resultados e discussão: Na revisão de escopo foram selecionados 15 estudos que abordaram experiências exitosas, problemas associados a administração de medicamentos por via sonda na pessoa idosa e treinamentos que geraram uniformidade na prática clínica. Apenas um artigo foi produzido no Brasil, entre os anos de 2018 a 2022. O vídeo educativo foi construído, trazendo a alta hospitalar da pessoa idosa em uso de sonda buscando alcançar profissionais de enfermagem, a pessoa idosa, cuidadores e familiares, no intuito de sensibilizar para as práticas corretas na administração de medicamentos por essa via, garantindo a segurança do paciente. Este vídeo foi validado por um comitê de juízes com um índice de validação de conteúdo de 1,00. De modo a atender as considerações dos juízes, realizaram-se ajustes e acréscimos na produção do vídeo educativo final. Considerações finais: A construção de um vídeo educativo sobre a segurança na administração de medicamentos por via sonda na pessoa idosa, cujo público alvo são profissionais de enfermagem, a pessoa idosa, cuidadores e familiares contruibuiu para trazer mais conhecimento cientifico relativo a esta temática, além de promover uma transição do cuidado hospitalar para o domicilio garantindo a segurança da administração de medicamentos por via sonda na pessoa idosa.
Interno - 1174357 - ISAC ALMEIDA DE MEDEIROS
Presidente - 3366301 - ISLANIA GISELIA ALBUQUERQUE GONCALVES