PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: MARIANNE RODRIGUES COSTA

DISCENTE: MARIANNE RODRIGUES COSTA
DATA: 31/08/2023
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: CONSTRUÇÃO DE UM VÍDEO SOBRE SÍNDROME DE BURNOUT EM TRABALHADORES IDOSOS
PALAVRAS-CHAVES: Pessoas idosas; Profissionais de saúde; Burnout.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: Estudos apontam que há um aumento da expectativa de vida, do número de pessoas com idade igual ou superior aos 60 anos que continuam ativos no ambiente de trabalho, especialmente no contexto hospitalar, ambiente propenso ao desenvolvimento do burnout. Objetivo: desenvolver um vídeo educativo como meio de informação e prevenção a respeito da Síndrome de Burnout (SB) em trabalhadores idosos. Método: Trata-se de um estudo metodológico estruturado em duas etapas: 1- levantamento bibliográfico acerca das causas e prevenção do Burnout em trabalhadores idosos e 2- construção de um vídeo educativo sobre a Síndrome de Burnout em trabalhadores idosos, a fim de favorecer a compreensão dos trabalhadores idosos sobre a temática, sobretudo no trabalho em ambiente hospitalar.  Resultados e Discussão: A partir do levantamento realizado, identificou-se na literatura que os trabalhadores de saúde idosos são susceptíveis ao burnout e que os riscos para o desenvolvimento desta síndrome neste público está relacionado a coexistência de agravos, tais como: doenças crônicas, tempo de exercício profissional, exposição prolongada ao estresse e ausência de tratamento relacionado à saúde mental. Assim como, as consequências são: fadiga mental, baixa produtividade, transtornos mentais e físicos, má satisfação com o trabalho e baixa autoestima. Diante desses resultados, foi possível realizar a construção do vídeo educativo sobre a Síndrome de Burnout em trabalhadores idosos para oferecer à população em geral, sobretudo a este público no ambiente hospitalar, acerca das causas e prevenção desta síndrome. Considerações finais: O desenvolvimento de recursos educativos podem auxiliar na prevenção da SB em trabalhadores de saúde idosos, uma vez que proporciona maior conhecimento dos profissionais sobre os sintomas e fatores que podem conduzir ao surgimento da síndrome. Espera-se que a partir da divulgação do vídeo, após a validação do conteúdo, este recurso educativo contribua para que os idosos que ainda estão ativos no ambiente de trabalho consigam identificar sinais, sintomas e formas de prevenção ao burnout. Em se tratando das instituições, sobretudo hospitalar, que este vídeo possa servir como diretriz na implementação de ações que favoreçam o bem-estar, do trabalhador idoso, melhorando a performance destes de maneira saudável e equilibrada.
Presidente - 030.718.024-71 - FRANCILENE FIGUEIRÊDO DA SILVA PASCOAL - UFCG
Externo à Instituição - IZAYANA PEREIRA FEITOSA