PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: LAIS MEDEIROS SOUTO

DISCENTE: LAIS MEDEIROS SOUTO
DATA: 31/10/2023
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: ELABORAÇÃO DE VÍDEO ACERCA DOS EFEITOS ADVERSOS DA VACINA CONTRA COVID-19 PARA IDOSOS EM HEMODIÁLISE
PALAVRAS-CHAVES: Vacinas contra COVID-19; Efeitos Colaterais e Reações Adversas Relacionados a Medicamentos; Idoso; Hemodiálise
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A pandemia causada pelo novo coronavírus afetou de maneira desigual a população, causando maior impacto nos idosos, em especial àqueles com doença renal crônica em hemodiálise, sendo a vacinação a estratégia mais eficiente para o seu controle e melhora dos desfechos clínicos. Um dos obstáculos à vacinação é a hesitação, cuja principal motivação é a preocupação com a segurança e o aparecimento de reações adversas. Objetivos: Elaborar um vídeo educativo abordando a vacinação contra COVID-19 e seus efeitos adversos, a partir do que foi levantado pela revisão de literatura e em pesquisa de campo, visando maior aderência e encorajamento à imunização. Método: Realizou-se revisão sistemática da literatura acerca dos efeitos adversos relacionados à vacinação na população em hemodiálise, de acordo com as recomendações PRISMA. Posteriormente, foi realizado um estudo tipo caso-controle, comparando grupos de indivíduos com mais de 60 anos em diálise e sem doença renal crônica avançada, para avaliar a ocorrência de efeitos adversos após as quatro doses de vacina, por meio de questionário contendo caracterização da amostra e questões referentes à presença e caracterização de sintomas locais e sitêmicos ocorridos 7 dias após a vacinação. A pesquisa de campo foi autorizada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde, sob parecer número 5.659.359. Para elaboração do roteiro do vídeo, como ferramenta de educação em saúde, foi utilizada a metodologia ASPIRE. Resultados: Após revisão sistemática da literatura, 11 estudos preencheram os critérios de elegibilidade, sendo demonstrado que não houve diferença significativa de ocorrência de efeitos adversos após vacinação contra COVID-19 nas pessoas em diálise em relação à população saudável, seja para feitos locais, seja sistêmicos. A pesquisa de campo avaliou 70 idosos em hemodiálise e 67 idosos sem histórico de doença renal crônica, sendo evidenciada menor ocorrência de efeitos adversos após vacinação no grupo em hemodiálise, comparando com o grupo saudável. Os mais frequentes foram dor no local da aplicação, dores musculares e dor de cabeça, em sua maioria leves a moderados. Além disso, foi elaborado um vídeo abordando a vacinação contra a COVID-19, seu impacto e seus efeitos adversos voltados para a população idosa em hemodiálise. Conclusão: As vacinas contra o vírus SARS-COV-2 apresentam menor ocorrência de efeitos adversos na população idosa em hemodiálise, quando comparada à população de idosos sem doença renal crônica, devendo ser encorajada sua aderência nesse grupo, dada sua maior suscetibilidade e vulnerabilidade a formas graves da doença.
Externo ao Programa - 1744796 - FABÍOLA FIALHO FURTADO GOUVÊA
Presidente - 1174357 - ISAC ALMEIDA DE MEDEIROS