PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: FLÁVIO MURILO LEMOS GONDIM

DISCENTE: FLÁVIO MURILO LEMOS GONDIM
DATA: 07/12/2023
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: TELEODONTOLOGIA PARA O RASTREIO DO CÂNCER DE BOCA EM IDOSOS
PALAVRAS-CHAVES: Câncer de boca; Idosos; Teleodontologia.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: O câncer é um grande problema de saúde pública e uma das principais causas de morte antes dos 70 anos. Atualmente, sua incidência e mortalidade estão aumentando devido ao envelhecimento da população, crescimento populacional e mudanças nos hábitos sociais e econômicos. O câncer de boca representa cerca de 3% de todos os casos de câncer no mundo, sendo o Brasil um dos países com maior prevalência. Apesar das lesões iniciais do câncer de boca serem facilmente detectáveis, muitas vezes são diagnosticadas tardiamente. Portanto, é necessário adotar ações de rastreamento para um diagnóstico precoce da doença. Objetivo: aplicar a Teleodontologia no rastreamento do câncer de boca em idosos, realizando uma revisão sistemática para embasamento teórico, desenvolvendo um Plano de Ação para implantar um aplicativo móvel de rastreamento do câncer de boca em idosos e utilizar a Teleodontologia nesse processo. Método: O estudo consiste em três etapas. Na primeira etapa, foi realizada uma revisão sistemática seguindo as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis (PRISMA). Na segunda etapa, foi elaborado um Plano de Ação para a implantação de um aplicativo móvel de rastreamento do câncer de boca em idosos. A terceira etapa envolveu o treinamento dos agentes comunitários de saúde para utilizar a Teleodontologia. Resultados e Discussão: Foram produzidos os seguintes resultados: 1) Um artigo de revisão sistemática intitulado “Teleodontologia no rastreamento do câncer de boca: uma revisão sistemática”; 2) Um Plano de Ação para a implantação da Teleodontologia no rastreamento do câncer de boca no município de Pedras de Fogo-PB; 3) Treinamento da equipe de saúde responsável pela operação do instrumento de rastreamento; 4) Um vídeo instrutivo apresentando as interfaces do aplicativo e a forma de utilizá-lo na comunidade; 5) Política de tratamento de dados; 6) Questionário aplicado aos agentes comunitários. Considerações finais: A revisão sistemática mostrou que a Teleodontologia contribui para o rastreamento do câncer de boca, superando a distância física e a desigual distribuição de cirurgiões-dentistas, proporcionando maior acessibilidade dos usuários ao sistema de saúde em menos tempo. É uma ferramenta viável, tanto do ponto de vista econômico quanto ético, para alcançar o diagnóstico precoce. O Plano de Ação permitiu a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, utilizando o instrumento de rastreamento e envolvendo outros profissionais para a modificação da realidade local em relação ao câncer de boca.
Presidente - 2214169 - CLAUDIA BATISTA MELO
Externo ao Programa - 1859125 - PAULO ROGERIO FERRETI BONAN