PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: THAIS MONARA BEZERRA RAMOS

DISCENTE: THAIS MONARA BEZERRA RAMOS
DATA: 09/02/2024
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: VÍDEO EDUCATIVO SOBRE PRÁTICAS DE HIGIENE DO SONO PARA IDOSOS
PALAVRAS-CHAVES: Idosos. Saúde do idoso. Privação do sono. Insônia. Higiene.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: O envelhecimento é caracterizado pela junção de transformações fisiológicas do corpo, de forma irreversível e inevitável. Os idosos a cada dia, demostram mais alterações nos padrões do sono, isso ocorre devido a vários fatores e etiologias, a melhor maneira de minimizar essas anormalidades é a pratica da higiene do sono, pois ela contribui positivamente para melhorar a qualidade do sono. Objetivo: Identificar nas evidências cientificas os fatores que influenciam as alterações do sono nos idosos, as formas de tratamento e de higiene do sono; analisar a qualidade do sono, hábitos de alimentação e atividade física sob a perspectiva da pessoa idosa. Apresentar um vídeo educativo que aborde a temática Higiene do sono para idosos. Material e Método: A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: 1. Elaboração de uma Revisão integrativa, abordando acerca dos fatores que interferem na qualidade do sono dos idosos; 2. Pesquisa de campo de abordagem quanti-qualitativa, ao qual foi realizada uma entrevista com os idosos, a partir de um roteiro semiestruturado com perguntas relacionadas às alterações do sono e medidas de tratamento e prevenção, posteriormente transcritos e analisados com o auxílio do software IRAMUTEQ, versão 0.7. R. 3. Produção do vídeo educativo referente à higiene do sono para idosos, com embasamento nos resultados obtidos da revisão integrativa e da pesquisa de campo. Resultados: Na primeira etapa, as evidências apontam que vários são os fatores que contribuem para o distúrbio do sono, nos idosos. Na segunda etapa, foram entrevistados idosos. A análise de conteúdo originou cinco categorias que subsidiaram o desenvolvimento da pesquisa: atividade física, fatores externos, uso de medicação, práticas e alimentação e alimentação noturna. Na terceira etapa, mediante as demandas evidenciadas nas fases anteriores, foi desenvolvido um vídeo educativo em formato de animação gráfica, com a pretensão de ofertar aos idosos a mensagem com orientações acerca da higiene do sono. Conclusão: O vídeo traz orientações de maneira simples com o intuito de viabilizar a comunicação com os idosos de qualquer escolaridade. Apresenta também subsídios aos profissionais da saúde, para de forma lúdica trabalhar a higiene do sono em idosos, mediante o planejamento nos cuidados e intervenções necessárias, melhorando assim a qualidade do serviço ofertado aos idosos.
Externo à Instituição - CAMILLA DE SENA GUERRA BULHÕES
Presidente - 2166087 - MARIA ADELAIDE SILVA PAREDES MOREIRA