PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: KAMILA LAURA DE FREITAS SILVA

DISCENTE: KAMILA LAURA DE FREITAS SILVA
DATA: 21/02/2024
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: VÍDEO EDUCATIVO PARA PESSOAS IDOSAS SOBRE CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA SANGRIA TERAPÊUTICA
PALAVRAS-CHAVES: Idoso. Sangria. Cuidados de enfermagem. Tecnologia educacional. Educação em saúde
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: O envelhecimento populacional é uma ocorrência mundial com crescimento progressivo, tendo início nos países da Europa Ocidental, no fim do século XIX, aumentando nos países desenvolvidos e, nas últimas décadas, atingiu também os países em desenvolvimento. O envelhecimento é complexo e, ainda que envelhecer e adoecer não sejam sinônimos, trata-se de um processo biopsicossocial constituído por alterações anatômicas, psicológicas e fisiológicas que torna a pessoa idosa mais vulnerável ao aparecimento de diversas doenças. Determinados distúrbios hematológicos como hemocromatose, policitemia vera e porfiria cutânea podem se desenvolver na população idosa e tem como tratamento de escolha a sangria terapêutica. A sangria, também conhecida por flebotomia, é um procedimento hemoterápico que consiste na retirada de sangue com finalidade de tratar e prevenir diversas condições tóxicas para o organismo. Objetivos: Construir e validar um vídeo educativo para idosos sobre cuidados de enfermagem na sangria terapêutica. Método: Trata-se de um estudo metodológico que será desenvolvido em três etapas. 1) consistiu na elaboração de uma revisão de escopo sobre os cuidados de enfermagem antes, durante e após a sangria terapêutica na pessoa idosa; 2) construção do vídeo norteada pelas evidências resultante da revisão escopo; 3) realizou-se a validação pelos juízes e idosos. Resultados: construiu-se a primeira versão do vídeo a partir das evidências científicas da revisão da literatura, contendo o roteiro com as cenas ilustrativas e organizadas relacionadas ao cuidado de enfermagem na sangria com pessoa idosa; após a validação dos juízes e idosos, a versão final do vídeo foi classificado pelo Índice de Validação de conteúdo maior que 80% de sua relevância. Discussão: A sangria terapêutica é uma forma de tratamento que traz benefícios trazendo um aumento na expectativa e na qualidade de vida do paciente por amenizar sinais e sintomas. A policitemia vera, hemocromatose e porfiria cutanea tarda são doenças hematológicas que tem como tratamento de escolha a sangria. Os cuidados de enfermagem elencados neste estudo tem a finalidade de atenuar possíveis efeitos colaterais durante e após a sangria, garantindo uma segurança maior ao paciente . O envelhecimento traz consigo uma série de mudanças e é considerado uma fase de maior vulnerabilidade, sendo necessário um olhar diferenciado em todo tratamento. Considerações Finais: O vídeo desenvolvido possibilitará a pessoa idosa o conhecimento sobre a sangria terapêutica e seus cuidados antes, durante e após, viabilizando uma maior segurança à esses indivíduos reduzindo a possibilidade de desenvolver algum tipo de reação adversa durante ou após a coleta de sangue, com isso garantindo continuidade do tratamento. É um recurso tecnológico educativo, interativo,com linguagem acessível que fornece informações esclarecedoras, objetivas e dinâmicas sobre a terapêutica abordada.
Interno - 1583896 - EDILENE ARAUJO MONTEIRO
Externo à Instituição - GREICY KELLY GOUVEIA DIAS BITTENCOURT