PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANALICE EUGÊNIA SOARES PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANALICE EUGÊNIA SOARES PEREIRA
DATA: 27/02/2024
HORA: 08:00
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: VALIDAÇÃO DE VÍDEO SOBRE CALENDÁRIO VACINAL DO IDOSO: FERRAMENTA EDUCATIVA PARA ORIENTAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Idoso. Vacinação. Educação permanente. Profissional da saúde.
PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Objetivo: validar uma tecnologia educacional em formato de vídeo voltada para os profissionais de saúde sobre o calendário vacinal da pessoa idosa. Método: Trata-se de um estudo do tipo metodológico, para elaboração e validação de uma tecnologia educacional em formato de vídeo. Na primeira etapa do estudo foi realizado uma revisão integrativa de literatura sobre a temática abordada para embasar a elaboração do roteiro, a narração e a criação das ilustrações. As buscas foram realizadas em bases de dados e biblioteca eletrônica, no período de junho de 2023, com enfoque no calendário nacional de vacinação da pessoa idosa. A segunda etapa, por sua vez, consistiu na construção de um produto tecnológico, isto é, o desenvolvimento do vídeo, a partir dos dados adquiridos na literatura. Posteriormente, seu conteúdo foi validado por juízes especialistas. A pesquisa foi submetida à apreciação do comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal da Paraíba, obedecendo aos preceitos éticos preconizados pela resolução no 466/12, que regulamenta a pesquisa envolvendo seres humanos. Resultados e discussão: O processo de validação contou com a participação de 11 juízes de conteúdo, todos profissionais de saúde. O vídeo elaborado apresenta 21 cenas que retrataram os benefícios da imunização, o calendário vacinal da pessoa idosa, bem como seus esquemas de doses, indicações, contraindicações e possíveis eventos adversos. A avaliação dos especialistas teve como base um índice de validação de conteúdo, que permitiu quantificar a adequação do vídeo com relação aos sete aspectos avaliados, sendo eles: objetivos, conteúdo, linguagem, relevância, ilustração, layout e motivação. De maneira geral, o vídeo educativo obteve pontuações acima da média para a maioria dos itens avaliados, indicando uma boa qualidade no conteúdo abordado, com indice de validação final de 0,93. Considerações finais: o produto tecnológico produzido e validado neste estudo caracterizou-se como estratégia adequada na orientação de profissionais de saúde sobre a vacinação do idoso. Em se tratando de literatura, contempla uma lacuna existente ao propor a validação de um recurso audiovisual, à medida que grande parte das pesquisas existentes baseia-se em materiais convencionais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 008.657.064-17 - FABIANA MARIA RODRIGUES LOPES DE OLIVEIRA - UNIPÊ
Externo ao Programa - 1287747 - JOAO VICTOR BATISTA CABRAL
Interno - 073.109.504-96 - KEYLLA TALITHA FERNANDES BARBOSA - UNIPÊ