PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: JUCÉLIA MORAES DE LIMA

DISCENTE: JUCÉLIA MORAES DE LIMA
DATA: 27/02/2024
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA ORIENTAÇÃO DA PESSOA IDOSA SOBRE O CONSUMO DE ÁLCOOL: CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA
PALAVRAS-CHAVES: Consumo de bebidas alcoólicas. Idoso. Tecnologia educacional. Atenção primária à saúde. Vigilância sanitária.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A expectativa de vida e o número de idosos têm aumentado exponencialmente, atrelado a isso tem-se ainda o aumento das doenças crônicas não transmissíveis, relacionadas ao estilo de vida e adoção de hábitos menos saudáveis, com destaque neste estudo para o consumo de bebidas alcoólicas. Objetivo: Construir uma tecnologia educacional em saúde, do tipo cartilha, para orientação da pessoa idosa sobre o consumo de álcool. Métodos: Trata-se de um estudo do tipo metodológico estruturado em quatro etapas: 1a a revisão integrativa que visa identificar as evidências científicas acerca da prevalência do consumo de álcool entre idosos e os fatores de risco e proteção associados a este consumo, a partir da consulta em quatro bases de dados, dos últimos 10 anos (2013 a 2023), com a aplicação dos termos “Aged; prevalence, alcoholism, binge drinking, risk factors”; 2o e 3o pesquisas documentais: que visa identificar os idosos que fazem uso de álcool cadastrados na atenção primária à saúde, a partir do relatório de cadastro individual do sistema e-SUS APS, no período de 2017 a 2023; e que visa identificar as apreensões de bebidas alcoólicas realizadas pelos profissionais da Vigilância Sanitária VISA, por meio da consulta dos termo de apreensão, no período de 2013 a 2023, ambos referente ao município de Barra do Garças/MT; e a 4a a partir da construção de uma tecnologia educacional aplicada à saúde para orientação da pessoa idosa sobre os riscos do consumo bebidas alcoólica à saúde. Os dados foram analisados de forma descritiva. Resultados: A revisão integrativa resultou em 1.938 artigos, portanto seis estudos fizeram parte da amostra final, revelando uma prevalência do consumo de álcool entre idosos que variou de 14% a 88,3%. Entre os fatores de risco destacou-se ser do sexo masculino, baixa escolaridade e não praticar atividade física. Os fatores de proteção estiveram relacionados ao fato do idoso ter doença crónica, ter maior escolaridade e ser do sexo feminino. Na pesquisa documental verificou-se que na atenção primária à saúde em Barra do Garças/MT, 2.540 idosos cadastrados consumiam bebidas alcoólicas, o que corresponde a 13% das pessoas em uso dessa substância. Os dados revelaram ainda, um crescimento contínuo do consumo de álcool entre pessoas idosas, cujo aumento foi de 23%. No levantamento realizado nos registros da vigilância sanitária, no período de 2013 a 2023, houve apreensão de 1.738 bebidas alcoólicas, sendo a maioria por motivos de validade expirada (n=1.556). A cartilha foi construída no programa adobe illustration na vetorização das imagens adobe photoshop, contendo 14 folhas, ilustradas e com fonte arial, tamanho 24, contendo conceitos sobre o consumo de álcool em idosos e medidas que visam a redução dos danos do consumo nessa população. Considerações finais: a cartilha elaborada como um produto tecnológico educacional em saúde tem como objetivo informar, de maneira lúdica, sobre o consumo de álcool entre idosos e ainda oferece três dicas que visam a redução dos danos do consumo dessa substância nessa população, o que torna este produto possível para ser utilizada em ações de educação em saúde para a população idosa.
Externo à Instituição - ALISSEIA GUIMARAES LEMES
Interno - 2166087 - MARIA ADELAIDE SILVA PAREDES MOREIRA