PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: PRISCILLA MOREIRA VICTOR DE OLIVEIRA

DISCENTE: PRISCILLA MOREIRA VICTOR DE OLIVEIRA
DATA: 28/02/2024
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: AUDIOLIVRO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR INTERCULTURAL E COMUNICACIONAL DO ENFERMEIRO COM A POPULAÇÃO IDOSA DE ETNIA XAVANTE
PALAVRAS-CHAVES: Enfermeiros. Comunicação. Povos Indígenas. Idoso.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: Os enfermeiros ao realizarem cuidados de enfermagem à população idosa indígena, constantemente se depara com limitações, como a dificuldade de comunicação, déficit de conhecimento da língua falada e falta de cursos ou capacitações para desempenhar e ofertar uma assistência hospitalar humanizada e qualificada à população indígena. A constatação de obstáculos comunicacionais entre os profissionais de enfermagem e os pacientes de etnia Xavante, leva-nos a propor e realizar esta investigação com o intuito principal de criar um produto e/ou instrumento, sendo um audiolivro, como facilitador de comunicação linguística e intercultural entre o enfermeiro e o paciente idoso indígena Xavante hospitalizado. Objetivo: Construir um audiolivro como instrumento mediador intercultural e comunicacional do enfermeiro com a população idosa de etnia Xavante hospitalizada. Percurso metodológico: Trata-se de um estudo metodológico, descritivo e exploratório de caráter qualitativo, com produção tecnológica. O estudo foi realizado em três etapas. A 1a trata-se de uma revisão de escopo, com vistas a sintetizar as evidências científicas buscando identificar como a dificuldade de comunicação entre o enfermeiro e o paciente idoso indígena podem interferir na realização de uma assistência qualificada; a 2a uma pesquisa de campo que visa identificar os facilitadores e dificultadores do processo de comunicação do enfermeiro durante a assistência ao idosos indígenas Xavante hospitalizados; e a 3a a construção de um produto tecnológico, sendo um audiolivro a ser utilizado pelos enfermeiros que realizam cuidados de saúde integral à população idosa indígena de etnia Xavante hospitalizada, com o objetivo de facilitar a comunicação entre ambos e melhorar a qualidade no atendimento realizado pelo enfermeiro a essa população. Resultados: O resultado evidencia sete categorias de análise: Barreira Lingüística; Interação enfermeiro e usuário; Interação equipe – CASAI; Mediação intercultural; Relação equipe- acompanhante; Relação inter e multiprofissional da equipe e Barreira sociocultural. Conclusão: Esses dados são importantes para compreender o método de trabalho de assistência que é realizado entre os povos nativos. É esperado que esse estudo e o Produto Tecnológico desenvolvido auxilie na compreensão do trabalho atualmente realizado com a população idosa indígena Xavante e apoie a adoção de novas práticas e procedimentos que proporcionem eficiência nos cuidados destas populações originárias.
Externo à Instituição - ALMUDENA GARCIA MANSO
Interno - 075.347.048-98 - BEATRIZ APARECIDA OZELLO GUTIERREZ - USP