PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: ALINNE CRISTINE CARVALHO GAMA

DISCENTE: ALINNE CRISTINE CARVALHO GAMA
DATA: 28/02/2024
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: FLUXOGRAMA DO ITINERÁRIO TERAPÊUTICO PARA APOIAR PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO CUIDADO DE MULHERES IDOSAS COM COMPLICAÇÕES TARDIAS PÓS- TRATAMENTO DE CÂNCER DE MAMA
PALAVRAS-CHAVES: Câncer de Mama; Complicações Pós-Operatórias; Enfermeiros, Pessoa Idosa, Tratamento.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Objetivo: Construir um fluxograma do itinerário terapêutico para apoiar profissionais de saúde no cuidado de mulheres idosas com complicações tardias pós- tratamento de câncer de mama. Percurso metodológico: Este estudo foi realizado em três etapas: Etapa 1: faz parte do tópico de evidência científica deste estudo. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura sobre as complicações tardias mais comuns após o tratamento de câncer de mama, nas bases de dados Scielo, Lilacs, Pubmed/Medline, BDENF e Web of Science, onde foram utilizados os descritores: Neoplasias da Mama; Idoso; Complicações Pós-operatórias; Câncer de mama. Etapa 2: Pesquisa documental, exploratória, descritiva e observacional, cuja amostra foi composta por registros dos últimos dez anos do site Datasus, Siscan e Inca, para extração dos dados acerca do câncer de mama (diagnóstico, exames e mortalidade) no Brasil, em Mato Grosso e em Barra do Garças/MT. Etapa 3: Elaboração de um fluxograma para apoiar profissionais de saúde no cuidado de mulheres idosas com complicações tardias pós-tratamento de câncer de mama em Barra do Garças/MT. O fluxograma foi elaborado em duas etapas (prevenção e tratamento), de forma digital através do aplicativo Canva no período de novembro de 2023 a janeiro de 2024. Resultados: A revisão integrativa resultou em 163 estudo, sendo que quatro fizeram parte da revisão, revelando que as principais complicações tardias pós- tratamento do câncer de mama estiveram relacionadas com sintomas depressivos, linfedema do braço, problemas cognitivos, fadiga, dor ou dificuldade em subir ou mover-se para os lados, amplitude total de movimento (ADM) prejudicada, saúde sexual e imagem corporal prejudicada. Os achados dos dados secundários dos últimos 10 anos (2013 a 2023) revelaram que o número de diagnósticos para câncer de mama no Brasil em mulheres com 60 ou mais anos foi de 188.313. Em Mato Grosso esse total foi de 1.814 e em Barra do Garças foi de 16 mulheres. Quanto à mortalidade das mulheres com câncer de mama na faixa etária de 60 anos ou mais, no Brasil, representou 53% dos óbitos, em Mato Grosso 43% das mortes; e em Barra do Garças/MT 41% dos óbitos. Quanto ao produto tecnológico em saúde elaborado, o fluxograma criado em duas etapas neste estudo, contém informações aos profissionais de saúde para apoiar no atendimento de idosas que apresentem complicações tardias pós tratamento do câncer de mama. Na primeira etapa, contém informações relacionadas à prevenção das complicações tardias, sendo: obesidade, atividade física, nutrição e cessação do tabaco; e na segunda, informações focadas no tratamento/acompanhamento/encaminhamento das idosas que apresentem complicações tardias, sendo: aspectos emocionais, linfedema, comprometimento cognitivo, neuropatia, saúde sexual e imagem corporal. Conclusão: O produto tecnológico em saúde elaborado, do tipo fluxograma, tem como finalidade apoiar os profissionais de saúde no atendimento desse perfil de mulheres idosas, consequentemente melhorar a qualidade de vida destas, pois comportamentos saudáveis de vida são fundamentais para reduzir o risco de recidiva da doença, suas possíveis complicações e prejuízos deixados pela doença e pelo tratamento. Tais fatores, podem contribuir para melhorar o bem-estar das idosas.
Externo à Instituição - ADRIANA QUEIROGA SARMENTO GUERRA
Interno - 1583896 - EDILENE ARAUJO MONTEIRO