PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: VERIDIANA ASSENCIO SILVA

DISCENTE: VERIDIANA ASSENCIO SILVA
DATA: 28/02/2024
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: PROTOCOLO DE ENFERMAGEM PARA GERENCIAMENTO DO DELIRIUM DA PESSOA IDOSA EM TERAPIA INTENSIVA
PALAVRAS-CHAVES: Protocolo de enfermagem para gerenciamento do delirium da pessoa idosa em terapia intensiva
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A vulnerabilidade causada pelo envelhecimento associada a um estilo de vida não saudável expõe a pessoa idosa ao surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, o que aumenta a probabilidade de internações hospitalares, sendo uma grande parte dessas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Uma das principais complicações das internações de idosos em UTI está o delirium, que é uma alteração mental secundária a uma condição médica geral, intoxicação por drogas ou abstinência de drogas caracterizado por distúrbios de cognição e da consciência que se desenvolve em um curto período, horas ou dias, e tem curso flutuante. O conhecimento dos enfermeiros sobre o delirium é necessário para detectar rapidamente quaisquer sinais ou sintomas, e realizar um gerenciamento do cuidado a esse paciente. Objetivos: Identificar os cuidados de enfermagem destinados a pessoa idosa com delirium em unidade de terapia intensiva baseados em evidências científicas; elaborar um protocolo de enfermagem para o gerenciamento do delirium na pessoa idosa com delirium em unidade de terapia intensiva; e validar o conteúdo do protocolo proposto. Método: Trata-se de um estudo metodológico, estruturado em três etapas. A primeira etapa constituiu de uma revisão de escopo com busca de artigos nas bases de dados e bibliotecas indexadas: Literatura-Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS e BDENF), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), SciVerse Scopus, CINAHL e Embase, e literatura cinzenta do Google Scholar, tendo como descritores: Idoso; Delirium; Unidade de Terapia Intensiva; Enfermagem; Cuidados de enfermagem; Cuidado de Enfermagem ao Idoso Hospitalizado. A segunda etapa foi a construção do protocolo a partir das evidências coletadas na revisão integrativa. A terceira e última etapa foi a validação de conteúdo do protocolo por enfermeiros juízes. Resultados: a revisão de escopo foi composta por 13 estudos relacionados a cuidados de enfermagem destinados a pacientes idosos com delirium em terapia intensiva. As principais intervenções identificadas foram relacionadas a orientação em tempo e espaço, mobilização precoce e inserção da família no ambiente de terapia intensiva. Através da revisão foi construído um protocolo de enfermagem para o gerenciamento do delirium da pessoa idosa em terapia intensiva. O conteúdo do protocolo foi validado por 7 enfermeiros juízes, alcançando um índice de concordância de 0,98, acima do que está preconizado na literatura. Considerações finais: a construção deste protocolo é uma importante contribuição na sistematização da assistência de enfermagem promovendo qualidade da assistência prestada através de ações de prevenção, detecção e manejo do delirium da pessoa idosa em terapia intensiva. Reforça a importância de avaliar minuciosamente todos os idosos admitidos em unidades de terapia intensiva, e realizar avaliações periódicas sob a possibilidade do surgimento do delirium devido ao risco elevado de incidência.
Externo à Instituição - ALISSEIA GUIMARAES LEMES
Interno - 075.347.048-98 - BEATRIZ APARECIDA OZELLO GUTIERREZ - USP