PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: FELIPE CLEMENTINO GOMES

DISCENTE: FELIPE CLEMENTINO GOMES
DATA: 28/02/2024
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: EBOOK COMO TECNOLOGIA ALIADA AO CUIDADO PALIATIVO DO PACIENTE IDOSO CIRÚRGICO
PALAVRAS-CHAVES: Idoso; Cuidados de Enfermagem; Hospitalização; Cuidados Paliativos; Cirurgia
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: O cenário de envelhecimento populacional tem acarretado em significativas mudanças demográficas e epidemiológicas, como o aumento da incidência de doenças sem perspectiva de cura. Nesse contexto, o número de internações e intervenções cirúrgicas expõem a população idosa a uma experiência disruptiva que demanda compreensão individualizada e resiliência do indivíduo, em um cenário de diagnóstico reservado. Nesse ambiente surgem os cuidados paliativos, abordagem que aliada às ferramentas virtuais de aprendizagem podem auxiliar o profissional enfermeiro a proporcionar um continuum de viver e morrer bem para a pessoa idosa, ajudando a transformar a experiência ameaçadora em uma fonte de sentido. Objetivo: Desenvolver uma tecnologia educacional do tipo ebook como recurso aliado à implementação de cuidados paliativos a pacientes idosos cirúrgicos. Método: Estudo metodológico, desenvolvido em três etapas. Na primeira, realizou-se uma revisão de escopo na Scopus, CINAHL, Web of Science, Embase, Lilacs, Medline, Google Scholar e ProQuest Dissertations, pelo método do Joanna Briggs Institute. A busca retornou 509 artigos, dos quais elegeram-se 13, que foram tratados em 3 etapas, compilados no software Rayyan®, com registro no Open Science Framework (OSF). Na segunda, foi realizado um estudo qualitativo em um serviço de internação cirúrgica de referência com 16 profissionais de enfermagem, cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Por fim, produziu-se um ebook e um website a partir dos resultados obtidos. Resultados: As ações de enfermagem mais frequentemente encontradas dizem respeito à dimensão física, como o controle de sintomas; a dimensão cultural, com os desafios do cuidado paliativo em um ambiente com alta expectativa de cura, bem como à dimensão da comunicação como ferramenta básica dessa abordagem. Quanto aos achados qualitativos, emergiram quatro categorias: 1) A comunicação como elo entre a enfermagem e o idoso elegível; 2) Barreiras da rotina cirúrgica; 3) Representações coletivas do cuidado paliativo e suas implicações e 4) O ideal do cuidado paliativo: sugestões para a assistência. Conclusão: A atenção de enfermagem paliativa decorre de forma empírica, focada nos aspectos físicos e ambientais. Desafios surgem no tocante ao planejamento dos cuidados, aos dilemas éticos próprios do ambiente cirúrgico, bem como à relutância dos enfermeiros em serem mais abertos sobre o processo de morte. O produto tecnológico desenvolvido apresenta-se como estratégia inovadora e eficaz, com elementos animados, hiperlinks, webaulas e estratégias de gamificação, em seus formatos de livro digital e webpage, que fomentam a disseminação de informações aos profissionais, a mudança de pensamento e a promoção de uma cultura de cuidado compassivo, humanizado e centrado na pessoa.
Externo à Instituição - FRANCILENE JANE RODRIGUES PEREIRA
Interno - 980.435.288-53 - MARIA LUCIA DO CARMO CRUZ ROBAZZI - USP