PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: ELIONAI DOS SANTOS SILVA

DISCENTE: ELIONAI DOS SANTOS SILVA
DATA: 29/02/2024
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: PLANO DE ALTA DE ENFERMAGEM AO IDOSO COM INSUFICIÊNCIA RENAL EM TRANSIÇÃO PARA O DOMICÍLIO
PALAVRAS-CHAVES: Alta do paciente; Idoso; Enfermeiros; Insuficiência Renal; Transição do Hospital para o domicílio.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Objetivo: Construir um plano de alta de enfermagem ao idoso com insuficiência renal em transição para o domicílio. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica com abordagem quantitativa para a construção de um produto tecnológico em saúde, do tipo plano de alta hospitalar, destinado ao idoso com insuficiência renal em transição para o domicílio. Para essa construção, esse estudo foi dividido em duas etapas sendo: uma revisão integrativa da literatura sobre o tema na primeira etapa e a elaboração do plano de alta hospitalar para o idoso com insuficiência renal em transição para o domicílio na segunda etapa. Resultados: com a revisão integrativa da literatura foram identificados inicialmente 5.031 estudos, dos quais 1.957 foram eliminados, incluindo os duplicados. Dos 3.074 restantes, 3.050 foram excluídos por não atenderem aos critérios de inclusão, foram elegíveis 24 estudos para leitura completa. Destes, após a análise detalhada, 14 foram descartados por se tratarem de textos de revisão ou apresentarem população e resultados incompletos. Ao final, apenas 9 artigos abordando a temática atenderam a todos os critérios pré-estabelecidos e foram incluídos na amostra final. O plano de alta de enfermagem adaptado para idosos com insuficiência renal foi embasado na Teoria de Transição do Cuidado de Meleis e abordou domínios específicos, como avaliação do paciente, comunicação eficaz de informações e coordenação do cuidado. Discussão: Destaca-se a importância desses domínios para garantir uma transição segura da alta hospitalar, com ênfase na participação ativa do paciente, comunicação clara entre profissionais de saúde e familiares, e coordenação eficaz entre as equipes. A implementação eficaz desse plano não apenas melhora a satisfação do paciente e do cuidador, mas também beneficia a instituição hospitalar, reduzindo o tempo de internação, as taxas de readmissão e promovendo uma gestão mais eficiente dos recursos disponíveis. Essa abordagem alinhada às diretrizes clínicas e governamentais destaca a relevância do planejamento de alta como prática essencial na prestação de cuidados de saúde. Conclusão: A pesquisa destaca a contribuição do plano ao oferecer um guia estruturado que aborda não apenas as necessidades clínicas, mas também os aspectos sociais e emocionais, visando prevenir readmissões e melhorar a qualidade de vida pós-alta. Limitações incluem a exclusão de alguns estudos devido a critérios específicos e a falta de validação clínica do plano. Perspectivas futuras envolvem realizar esta validação, com a avaliação da eficácia, adaptação contínua e a expansão da pesquisa para investigar a experiência do paciente e familiares na implementação do plano.
Externo à Instituição - ANDRESSA FERNANDA SILVA
Presidente - 980.435.288-53 - MARIA LUCIA DO CARMO CRUZ ROBAZZI - USP