PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: RAFAELLA LÍGIA ROQUE CORDEIRO

DISCENTE: RAFAELLA LÍGIA ROQUE CORDEIRO
DATA: 29/02/2024
LOCAL: INSTITUTO PARAIBANO DE ENVELHECIMENTO
TÍTULO: CORDEL INFORMATIVO SOBRE A PESSOA IDOSA EM DIÁLISE
PALAVRAS-CHAVES: “Idoso” (elderly, anciano), “insuficiência renal crônica” (renal insufficiency, insuficiencia renal crónica), “relações interpessoais”, “hemodiálise” (hemodialysis, hemodiálises)
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A doença renal crônica apresenta um curso prolongado e silencioso, cujos sintomas normalmente se apresentam em seus estágios mais avançados. É uma das principais responsáveis pela redução de anos produtivos de vida, além de estar relacionada a maior risco de mortalidade prematura por doença cardiovascular. A nível mundial, é considerada um problema de saúde pública e desde 2014 o Ministério da Saúde do Brasil publicou uma portaria a fim de promover uma linha de cuidado integral da pessoa com doença renal crônica cujo um dos objetivos é evitar a necessidade de terapia renal substitutiva. A prevalência dessa patologia continua crescente e um dos fatores atrelados é a longevidade associada a doenças crônicas não tão bem controladas, a exemplo da hipertensão arterial sistêmica e diabete mellitus. Se tornar velho num país abismal como o Brasil é naturalmente desafiador, uma vez que o envelhecimento não caminhou com a efetividade de políticas públicas de saúde dirigidas a essa parcela da população. Qual a percepção de ser idoso e necessitar de diálise cronicamente? Objetivo: Contribuir para o aperfeiçoamento de medidas de atenção à saúde dos idosos em diálise através das representações sociais construídas por eles. Método: A pesquisa teve abordagem quantitativa e qualitativa, em pacientes lúcidos de 60 anos ou mais, aplicados em todos os gêneros, que realizem diálise em unidades de diálise satélites direcionadas a pacientes renais crônicos na cidade de João Pessoa-Paraíba. O estudo teve como fundamento teórico-metodológico a abordagem estrutural das representações sociais. Os critérios de inclusão foram pacientes com idade igual ou superior a 60 anos, lúcidos, portadores de doença renal crônica estágio 5 que obrigatoriamente necessitassem de diálise há mais de três meses e que realizassem esta modalidade pelo Ssistema Único de Saúde. Os critérios de exclusão foram pacientes com idade inferior a 60 anos de idade, ou que estivessem em diálise por tempo inferior a três meses, ou que tivessem quadro de demência. Resultados: Os resultados desta pesquisa foram submetidos para publicação na forma de dissertação de mestrado dentro do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia no ano de 2024. Conclusões: Com a construção das representações sociais da pessoa idosa em diálise em relação ao tema diálise esta pesquisa contribuiu na melhoria da assistência integral ofertada a estes indivíduos e através destes resultados foi criado um produto na forma de Cordel informativo sobre prevenção, cuidados e desafios enfrentados pela pessoa idosa em diálise servindo de orientação e suporte a estes pacientes e a comunidade.
Interno - 6335603 - ANTONIA LEDA OLIVEIRA SILVA
Externo à Instituição - IVANI BURSZTYN