PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA (PMPG)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: DIVANY GUEDES PEREIRA DA CUNHA

DISCENTE: DIVANY GUEDES PEREIRA DA CUNHA
DATA: 30/01/2018
LOCAL: SALA DO PPGENF
TÍTULO: VÍDEO PARA CUIDADORES DE IDOSOS: ASPECTOS DA ALIMENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Idoso; Fonoaudiologia; Instituição de longa permanência para idosos; disfagia; linguagem; cognição.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: O Brasil vem passando por mudancas no seu perfil demografico em virtude da reducao da taxa de mortalidade e aumento da expectativa de vida. O Brasil deixou de ser um “pais de jovens” e o envelhecimento tornou-se questao fundamental para politicas publicas. A gerontologia estuda os aspectos biologicos, psicologicos e sociais associados ao envelhecimento. A fonoaudiologia juntamente com a gerontologia e demais areas do conhecimento objetivam minimizar as consequencias do envelhecimento e possibilitam melhora na qualidade de vida do idoso. A contribuicao da fonoaudiologia refere-se aos aspectos da alimentacao e comunicacao do idoso, funcoes que sao essenciais a manutencao da vida e a socializacao do individuo. Objetivos: 1.Identificar e analisar estudos sobre a disfagia em idosos institucionalizados; 2. Identificar e analisar estudos sobre linguagem e cognicao nos idosos; 3. Analisar o conhecimento dos cuidadores formais com relacao aos aspectos da alimentacao e comunicacao da pessoa idosa e elaborar um video com orientacoes para o cuidador formal. Metodo: Trata-se de um estudo metodologico de abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada em quatro instituicoes de longa permanencia, no municipio de Joao Pessoa. A amostra correspondeu a populacao e foi constituida por todos os cuidadores de idosos das instituicoes, totalizando 34 voluntarios. O projeto foi submetido ao Comite de Etica em Pesquisa do Centro de Ciencias da Saude da Universidade Federal da Paraiba e aprovado pelo nº 2.190.153, de 27 de julho de 2017, CAAE; 67103917.6.0000.5188 Resultados: Esta pesquisa originou tres artigos: dois para qualificacao e um para defesa. O primeiro de revisao da literatura sobre a analise dos estudos relacionados a disfagia em instituicoes de longa permanencia, que mostrou a existencia de risco para a disfagia nesse ambito como tambem falta de conhecimento dos profissionais com relacao as estrategias que minimizam risco de aspiracao. O segundo artigo tratou-se de um revisao da literatura sobre linguagem e cognicao em idosos e os resultados mostraram que o processo de envelhecimento acarreta alteracoes linguisticas e cognitivas, ressaltando a importancia do treino cognitivo para memoria, linguagem, comunicacao e socializacao da pessoa idosa. O terceiro artigo (original) analisou o conhecimento dos cuidadores de idosos e constatou-se que os mesmos nao tem conhecimento das dificuldades de fala, audicao, cognicao do idoso e das estrategias que facilitam essas funcoes. Tambem nao tem conhecimento das dificuldades de alimentacao embora realizem praticas facilitadoras. Conclusoes: As revisoes da literatura mostraram que o processo de envelhecimento esta relacionado as disfagias, declinios na linguagem e na cognicao. O artigo de defesa confirmou a importancia do video para orientar os cuidadores de idosos com relacao a alimentacao e comunicacao, possibilitando melhoria na qualidade de vida nas instituicoes de longa permanencia.
Presidente - 1495738 - ANA KARENINA DE FREITAS JORDAO DO AMARAL
Externo ao Programa - 1742384 - GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES