PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: SANDRA FERNANDES PEREIRA DE MELO

DISCENTE: SANDRA FERNANDES PEREIRA DE MELO
DATA: 29/03/2023
LOCAL: Laboratório do Núcleo de Estudos em Linguagem e Funções Estomatognáticas- NELF
TÍTULO: A CORRELAÇÃO ENTRE CERVICALGIA, DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E ANSIEDADE EM ACADÊMICOS DE MEDICINA
PALAVRAS-CHAVES: Disfunção temporomandibular; Cervicalgia; Ansiedade; Estudantes de medicina
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia
RESUMO: A Disfunção Temporomandibular (DTM) e a disfunção da coluna cervical abrangem problemas clínicos das estruturas musculoesqueléticas do sistema mastigatório e da coluna cervical. Manifestações clínicas como dor, ruídos nas articulações e função mandibular irregular ou com desvio são frequentes. Também é comum a associação entre sinais e sintomas dos músculos do sistema estomatognático e do sistema cervical ou de outras áreas. A literatura descreve fatores psicoemocionais, entre eles a ansiedade como causadores ou agravantes da disfunção temporomandibular, sendo necessário algumas vezes o tratamento destes fatores ocorrerem previamente ao tratamento da articulação. O objetivo principal da pesquisa foi verificar a correlação entre a cervicalgia, ansiedade, e sintomas da disfunção temporomandibula em estudantes de Medicina. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de campo, de caráter descritivo, onde apresentará uma abordagem quantitativa com a finalidade de verificar as relações entre a cervicalgia, ansiedade, e sintomas da disfunção temporomandibular dos estudantes de Medicina. A amostra se constitui de 119 estudantes, que foram selecionados por meio de randomização, tendo em média de 15 estudantes do primeiro ao oitavo período do curso de graduação. Para a pesquisa foram utilizados três instrumentos, o Neck Bournemouth Questionnaire (NBQ-Brasil), instrumento este que já foi traduzido para o português e validado, que tem como objetivo a precença da cervicalgia, o instrumento Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (DC/TMD), para indentificação de sinais e sintomas da disfunção temporomandibular, em sua versão resumida. E o instrumento em português do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). A média de idade encontrada foi de 24,55 anos, sendo 58% de participantes do gênero feminino. A pesquisa apontou que 37% dos participantes possuem cervicalgia e 80,7% apresentam sintomatologia relacionada a DTM. Através da aplicação do IDATE foi observado que todos os acadêmicos apresentam algum grau de ansiedade, sendo o grau médio o de maior incidência, com 59,6%. Apesar da literatura encontrada correlacionar as três condições de forma massiva, ao ser realizado estudo aprofundado através de estatística inferencial, utilizando os testes Qi-quadrado de Pearson e o Teste de Spearman não foi apresentada a correlação entre a disfunção temporomandibular, a cervicalgia e ansiedade, na população estudada.
Externo à Instituição - EVELINE DE ALMEIDA SILVA ABRANTES
Presidente - 1742384 - GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES