PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: DEBORA PONTES CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEBORA PONTES CAVALCANTE
DATA: 24/04/2023
HORA: 11:00
LOCAL: Plataforma MEET - link da videoconferência: https://meet.google.com/jtx-vaqj-ghe
TÍTULO: ELABORAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DE LINGUAGEM BASEADO EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA PARA INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
PALAVRAS-CHAVES: Análise do Comportamento Aplicada; Linguagem infantil; Comportamento Verbal; Fonoaudiologia.
PÁGINAS: 25
RESUMO: A avaliação dos transtornos de linguagem é uma tarefa complexa em que o fonoaudiólogo necessita de instrumentos técnicos padronizados e validados para mensurar as habilidades envolvidas na compreensão e expressão da mesma em seus diferentes níveis linguísticos. A avaliação de linguagem junto a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) torna-se um desafio ainda maior pelas questões comportamentais que essas crianças apresentam e o fonoaudiólogo precisa de estratégias para lidar com elas sem impossibilitar o processo avaliativo. Objetivo: Construir um instrumento de avaliação do desenvolvimento das habilidades cognitivas e de uso, conteúdo e estrutura da linguagem para indivíduos com TEA para a criança brasileira na faixa etária de 1 a 5 anos. Métodos: Trata-se de um estudo de validação, restrito à evidência de validade baseada no conteúdo do teste. Este estudo é composto por duas etapas: etapa 1 - revisão de escopo da literatura; etapa 2 - estudo de campo, descritivo, transversal, quanti e qualitativo. A elaboração do instrumento será norteada pelo modelo de elaboração de instrumentos sugerido por PERNAMBUCO (2017). No presente estudo, será realizada apenas a etapa de evidência de validade baseada no conteúdo do teste. Serão realizadas as fases de (i) investigação de escopo da literatura, (ii) construção e organização dos itens que compõem o instrumento e (iii) avaliação pelo comitê de juízes. Resultados esperados: Elaborar um protocolo eficaz para avaliação de linguagem voltado a crianças com TEA, desenvolver parâmetros de avaliação de marcos de linguagem de acordo com a idade para direcionar a avaliação por parte de Fonoaudiólogos e fornecer estratégias comportamentais para aplicação do instrumento que dê ferramentas aos profissionais para conseguir avaliar de forma segura e efetiva crianças com TEA.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 036.102.366-98 - CÍNTIA ALVES SALGADO AZONI - UFRN
Interno - 1742384 - GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES
Presidente - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO
Externo à Instituição - IVONALDO LEIDSON BARBOSA LIMA