PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: PÂMELA PONTES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PÂMELA PONTES DOS SANTOS
DATA: 30/08/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma meet - link https://meet.google.com/hqc-vaaw-oyc
TÍTULO: INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM LINGUAGEM ORAL E METALINGUAGEM PARA ADOLESCENTES E JOVENS ADULTOS COM TRISSOMIA DO 21
PALAVRAS-CHAVES: Síndrome de Down; Terapia da linguagem; Fonoaudiologia; Estudos de intervenção.
PÁGINAS: 55
RESUMO: Introdução: A trissomia do 21 (T21) ou comumente conhecida como Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética no 21º par de cromossomos, sendo identificada como uma cópia extra ou excesso de material genético em decorrência de uma falha na divisão celular do óvulo fecundado, apresentando déficits cognitivos e físicos, podendo variar consideravelmente entre os indivíduos. Objetivo: No primeiro estudo, analisar o desenvolvimento e a validação do conteúdo de um plano de intervenção para adolescentes e jovens adultos com T21 focado em vocabulário, memória de trabalho e consciência sintática. O segundo estudo será verificar o desempenho e relação do vocabulário e da memória de trabalho em adolescentes e jovens adultos com T21. Método: O primeiro artigo será estudo metodológico, com etapas de validação de proposta de intervenção. Foi realizada avaliação com um grupo de juízes. Os juízes foram selecionados através de uma amostragem não probabilística por conveniência. Para avaliação do conteúdo de forma quantitativa foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). O segundo artigo será um estudo de intervenção de caráter quanti-qualitativo. O projeto já foi submetido e aceito pelo comitê de Ética e Pesquisa com Seres humanos. Resultados: O primeiro artigo traz como resultados: em todas as proposições o score mínimo foi atingido. O plano de intervenção em linguagem oral com foco em vocabulário e memória de trabalho foi elaborado para adolescentes e jovens adultos entre 12 a 29 anos e 11 meses. A proposta contempla 10 sessões de 40 minutos semanalmente. No segundo artigo espera-se encontrar como resultados compreender as relações existentes entre o vocabulário e a memória de trabalho e seus impactos em pessoas com T21. Conclusão: Sendo assim, através da presente pesquisa e dos resultados preliminares, será possível apresentar o processo de desenvolvimento e validação do Plano Terapêutico em Linguagem Oral com foco em Vocabulário, Memória de Trabalho e Consciência Sintática para pessoas com T21 com a concordância dos juízes, além das relações existentes entre as habilidades mencionadas.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1742384 - GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES
Presidente - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO
Externo à Instituição - IVONALDO LEIDSON BARBOSA LIMA