PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDA DE LIMA AMARANTE
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDA DE LIMA AMARANTE
DATA: 30/08/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Plataforma meet - https://meet.google.com/rxf-xmzd-zhg
TÍTULO: IMPLICAÇÕES DA MEMÓRIA DE TRABALHO E DO VOCABULÁRIO
RECEPTIVO E EXPRESSIVO SOBRE A CONSCIÊNCIA SINTÁTICA NA TRISSOMIA
DO 21
PALAVRAS-CHAVES: Síndrome de Down; memória de curto prazo; vocabulário; semântica; frases;
avaliação; fonoaudiologia
PÁGINAS: 61
RESUMO: A Síndrome de Down é uma síndrome genética, existindo uma cópia extra, parcial ou total, do
cromossomo 21 (T21). O desenvolvimento das habilidades linguísticas e metalinguísticas na
população com T21 é fragilizado e, conforme a literatura, existem diversas lacunas a serem
compreendidas nesse processo. O conhecimento advindo da nossa pesquisa contribuirá para um
melhor entendimento dos distúrbios que afetam a comunicação humana e sua interface com a
cognição que repercute no desempenho linguístico de adolescentes e jovens adultos com T21. Esta
pesquisa, em fase de execução, tem o objetivo de analisar as implicações de memória de trabalho e
do vocabulário receptivo e expressivo sobre a consciência sintática antes e após intervenção
fonoaudiológica sistemática em jovens com T21. Trata-se de uma série de casos, qualitativo e
exploratório, de adolescentes e jovens adultos que fazem parte do projeto de extensão Fono T21:
Assistência Fonoaudiológica à Pessoa com Trissomia do Cromossomo 21, em uma Instituição de
Ensino Superior. A população do estudo de intervenção contempla adolescentes e jovens adultos com
Trissomia do 21, com idade entre 13 anos a 25 anos e 11 meses. Os procedimentos metodológicos
envolvem a avaliação da fonologia, vocabulário expressivo e receptivo, consciência sintática e
memória de trabalho. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: questionário
socioeconômico da Associação Brasileira de Empresa de Pesquisa (ABEPI, 2021); ABFW-teste de
linguagem infantil na área de fonologia (WERTZNER, 2000); ABFW Vocabulário (BEFI-LOPES,
2000); Teste de Vocabulário por Figuras USP (TVfusp) (CAPOVILLA, 2011); Prova de Consciência
sintática (CAPOVILLA, CAPOVILLA, 2006) e Prova de memória de trabalho fonológica não
palavras e dígitos (HAGE; GRIVOL, 2009). A coleta de dados iniciais correspondeu a 4 sessões, de
40 minutos, uma vez por semana, onde foram aplicados os protocolos de avaliação pré-intervenção.
Após esses procedimentos e análises da avaliação, estão sendo realizadas 15 sessões de intervenção
(baseadas na estimulação de habilidades linguísticas e metalinguísticas). Após esse período será
realizada a reavaliação, com 4 sessões para reaplicação das avaliações iniciais. Diante dos
procedimentos de coletas descrito, será possível realizar a análise qualitativa dos dados encontrados.
Em uma análise inicial dos dados da avaliação pré-intervenção identificamos, especialmente,
inabilidades acentuadas no vocabulário auditivo receptivo, bem como em memória de trabalho e na
habilidade de consciência sintática, principalmente em itens de correção gramatical. A intervenção
e fonoaudiológica tem privilegiado condutas com o intuito de promover a expansão e o aprimoramento do vocabulário expressivo, receptivo e da consciência sintática; busca-se também estimular a
capacidade de armazenamento e manipulação das informações. Dessa forma, ao final das
intervenções os mesmos instrumentos citados anteriormente serão utilizados para uma reavaliação,
com o intuito de alcançarmos o objetivo proposto na presente pesquisa, bem como sinalizar dados e
condutas promissoras na intervenção fonoaudiológica em linguagem junto a adolescentes e jovens
com T21.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1742384 - GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES
Presidente - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO
Externo à Instituição - IVONALDO LEIDSON BARBOSA LIMA