PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: RENATA LIGIA LIMA BATISTA

DISCENTE: RENATA LIGIA LIMA BATISTA
DATA: 28/09/2023
LOCAL: Plataforma Zoom - https://us02web.zoom.us/j/88160186218
TÍTULO: Relação entre a disartria, saúde mental e qualidade de vida de pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica.
PALAVRAS-CHAVES: Doença dos neurônios motores; Voz; Alteração Vocal; Correlação; saúde mental
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia
RESUMO: A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença vinculada ao neurônio motor, que leva à fraqueza dos músculos de todo o corpo, que compromete além de outras funções, a função de fonação. Tal impacto repercute na saúde mental e qualidade de vida desses indivíduos, necessitando de uma abordagem interdisciplinar por parte da equipe envolvida no caso. Objetivo: Verificar a relação entre a disartria, saúde mental e qualidade de vida de pessoas com ELA, bem como identificar a correlação entre a presença de alteração vocal/fala e variáveis clínicas em pacientes com ELA; Caracterizar o e impacto da disartria na qualidade de vida dos indivíduos com ELA; Investigar o impacto da disartria na saúde mental de indivíduos com ELA. Método: Este trabalho será dividido em dois estudos: o primeiro trata-se de um estudo documental, observacional de segmento transversal por meio de um banco de dados do LIEV onde foram coletados os dados relacionados ao questionário “Índice de Desvantagem Vocal – IDV-10”, ao “Protocolo de Avaliação Funcional da Esclerose Lateral Amiotrófica – ALFRS-R”, a qualidade vocal e o resultado do exame de “Peak Flow”. A amostra foi composta por 08 pacientes com diagnóstico de ELA, sendo seis (75%) do tipo apendicular e duas (25%) do tipo bulbar. A média de idade foi de 49,37 anos, sendo seis (75%) do sexo masculino e duas (25%) do sexo feminino. Foi aplicado o teste de correlação de Spearman e o nível de significância foi de 5%. O segundo estudo trata-se de um estudo primário, observacional de segmento transversal. Serão aplicados os protocolos de autoavaliação “Vivendo com Disartria-VcD” e “Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20)” e realizada a gravação de voz através do programa Sound Forge 4.5. Serão gravadas as seguintes tarefas: vogal prolongada “a” e o ditongo “iu” repetidamente, com modelo oferecido pelos pesquisadores, em frequência e intensidade habituais, auto-selecionadas pelo indivíduo, para assim estabelecer a correlação entre essas variáveis. Para verificação e interpretação dos dados, será realizada análise estatística descritiva e inferencial dos resultados dos instrumentos utilizados. Os dados serão submetidos ao teste de correlação de Spearman para correlacionar a variável “Grau da Disartria” com as variáveis “Protocolo VcD” e o “SRQ 20”, e o desenvolvimento de um modelo de regressão linear múltipla. Resultados esperados: No estudo 1, é esperado que se encontre correlação entre o tempo de diagnóstico e a presença de alteração vocal em pacientes com ELA. Estudo 2: Acredita-se que há uma correlação entre a autopercepção da saúde mental, qualidade de vida e disartria nestes pacientes. Compreender a relação entre essas variáveis trará informações relevantes para o monitoramento e planejamento terapêutico fonoaudiológico.
Presidente - 1668545 - ANNA ALICE FIGUEIREDO DE ALMEIDA QUEIROZ
Interno - 2634755 - LEONARDO WANDERLEY LOPES