PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MICAL TIBNE PERES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICAL TIBNE PERES DE OLIVEIRA
DATA: 31/08/2023
LOCAL: LIEV – Laboratório Integrado de Estudos da Voz
TÍTULO: “Julgamento perceptivoauditivo de um Banco de vozes brasileiro associado às variadas emoções (EMOVoxBR)”
PALAVRAS-CHAVES: Voz, emoções, comportamento, fonoaudiologia, comunicação.
RESUMO: Introdução: Dentre as várias formas de expressão, a comunicação verbal denota riqueza de nuances que podem evidenciar o estado emocional do indivíduo. Nos últimos anos tem-se ampliado o número de estudos que objetivam a padronização das características de voz e fala relacionadas às variadas emoções nos diversos idiomas. Contudo, observa-se a necessidade de pesquisas que envolvam o julgamento perceptivoauditivo (JPA) considerando o português brasileiro. Objetivo: Analisar como fonoaudiólogos experts em voz julgam a voz de falantes brasileiros nas variadas emoções. Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, e UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA observacional e transversal. Os voluntários responderão a um questionário estruturado no Google Forms. A parte inicial visa colher informações sociodemográficas. Posteriormente, os experts em voz serão direcionados à segunda parte do formulário que contém 43 áudios relativos a uma fala semi-espotânea a partir da frase “Olha lá o avião azul”, extraída do CAPE-V, que compõe o EMOVox-BR. Os fonoaudiólogos deverão julgar esses materiais de fala baseando-se em um roteiro que envolverá dez parâmetros concernentes à emoção, voz e fala: valência da emoção, emoção, intensidade da emoção, pitch, loudness, articulação, velocidade de fala, curva melódica, pausa silenciosa e pausa. Resultados esperados: Buscar a caracterização de parâmetros que melhor descrevem a voz e fala nas variadas emoções em falantes brasileiros. Que tal resultado amplie os benefícios àqueles que necessitam evidenciar com assertividade as variadas emoções por meio da comunicação verbal, como também promova impacto de inovação tecnológica em diversos tipos de mercado.
Presidente - 1668545 - ANNA ALICE FIGUEIREDO DE ALMEIDA QUEIROZ
Externo à Instituição - LARISSA NADJARA ALVES ALMEIDA