PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA RAYANA BATISTA CORREIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA RAYANA BATISTA CORREIA
DATA: 28/08/2023
LOCAL: Plataforma zoom - link: https://us06web.zoom.us/j/85746533631?pwd=NzI0RVlTU2t5YnFzWWVNTzVHN2pE
TÍTULO: TERAPIA MIOFUNCIONAL OROFACIAL NA PESSOA COM TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21
PALAVRAS-CHAVES: Síndrome de Down, Trissomia do Cromossomo 21, Terapia miofuncional, mastigação, fotobiomodulação.
RESUMO: Introdução: A Trissomia do Cromossomo 21 é uma condição genética caracterizada pela presença de três cromossomos 21 sendo uma das suas manifestações a hipotonia muscular global que pode repercutir diretamente em funções do Sistema Estomatognático, como a mastigação. A intervenção fonoaudiológica precoce é de extrema importância e a fotobiomodulação com Laser de Baixa Potência (LBP) é uma técnica que pode auxiliar na otimização do desempenho muscular quando associada às práticas tradicionais utilizadas pela Fonoaudiologia. Objetivo: Analisar a eficácia do treino mastigatório isolado e associado à fotobiomodulação para a função mastigatória em pessoas com T21. Método: Será um estudo intervencional, experimental, controlado, quantitativo, transversal, longitudinal e de caráter triplo cego. Acontecerá na Clínica Escola de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Serão incluídos sujeitos com diagnóstico de T21 que preencham os critérios de elegibilidade. Foi realizado um cálculo amostral e os voluntários serão divididos aleatoriamente em 2 grupos: um para intervenção fonoaudiológica com treino mastigatório associada ao LBP ativo e outro grupo associada ao LBP placebo. Na etapa de avaliação serão aplicados: o protocolo AMIOFE, biofeedbeck de língua da Pró-fono (PLL) e a análise de força de mordida, por meio do eletromiógrafo. Para a intervenção, serão realizados treino mastigatório e a aplicação do LBP. Será realizada a análise descritiva e será realizada a estatística inferencial, utilizando os testes não paramétricos, com base na distribuição dos dados. Resultados esperados: Espera-se que a terapia fonoaudiológica convencional associada à Fotobiomodulação seja mais eficaz, auxiliando no desempenho da musculatura mastigatória e repercutindo nas funções orofaciais.
Externo à Instituição - ANDRÉA RODRIGUES MOTTA
Presidente - 1742384 - GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES