PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: CLARA MORENA DE MEDEIROS CAVALCANTI

DISCENTE: CLARA MORENA DE MEDEIROS CAVALCANTI
DATA: 28/09/2023
LOCAL: htty:// meet.google.com.xus.guhi-inz
TÍTULO: Identificação precoce da perda auditiva no Brasil
PALAVRAS-CHAVES: triagem neonatal; recém-nascido; audição; perda auditiva
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia
RESUMO: Introdução: A Triagem Auditiva Neonatal (TAN) tem o objetivo de identificar precocemente a deficiência auditiva em neonatos e lactentes, devendo ser realizada de maneira universal. No Brasil, os serviços que realizam TAN devem ser constantemente avaliados de acordo com indicadores de qualidade estabelecidos pelas "Diretrizes de atenção da triagem auditiva neonatal". Os hospitais universitários federais são importantes centros de referência, desenvolvendo também ações de atenção à saúde auditiva, que vão desde a TAN às ações que visam (re)habilitação da audição. Diante disso, julgou-se importante traçar um perfil dos hospitais universitários brasileiros com relação a essas ações, realizando uma análise por meio de indicadores de qualidade, visando coletar informações importantes sobre a efetividade dos programas desenvolvidos, bem como conhecer o perfil da produção científica sobre a identificação precoce da perda auditiva no Brasil. Objetivo: (1) Caracterizar os programas de identificação precoce da perda auditiva, nas etapas da Triagem Auditiva Neonatal, em hospitais universitários brasileiros. (2) Mapear a produção científica nacional sobre a identificação precoce da perda auditiva. Metodologia: Dissertação estruturada em dois artigos. (1) Estudo observacional analítico, transversal, de abrangência nacional, com coleta de dados por meio de questionário on-line, direcionado aos fonoaudiólogos de uma rede de hospitais universitários, com levantamento sobre aspectos referentes à estrutura e aos processos dos serviços. prestados. Os dados coletados foram tabulados em planilhas e foi realizada uma análise estatística descritiva para cada variável estudada. (2) Revisão bibliométrica da literatura por meio de busca nas bases de dados Scielo, LILACS, Medline, Scopus, Web of Science, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Google Acadêmico. Foram utilizados descritores nos idiomas Inglês e Português e as estratégias de busca foram adaptadas conforme especificidades de cada base. As publicações foram selecionadas atendendo aos critérios de elegibilidade, primeiramente por meio da análise dos títulos, seguida da leitura dos resumos, finalizando com a leitura completa das publicações restantes. Resultados: (1) De um total de 41 hospitais da rede, obteve-se informações de 35. Em 21 dos 33 hospitais participantes há nascimentos e em apenas 1 destes não há TAN. Apenas 9 apresentaram cobertura de nascidos vivos recomendada pelas diretrizes. 13 hospitais realizam a TAN antes da alta e 6 antes e após, o que demonstra um esforço para que seja realizada no tempo recomendado. (2) A busca obteve um total de 1.757 publicações. Foram excluídas 1.736 por não atenderem aos critérios de inclusão e, por fim, selecionadas 21 para leitura do texto completo e análise bibliométrica. Conclusão: Os estudos contribuem para o conhecimento sobre os programas de identificação precoce da perda auditiva desenvolvidos no Brasil, evidenciando lacunas e oportunidades de melhorias nos serviços prestados à população. Foram evidenciadas lacunas relacionadas à estrutura e aos processos, avaliadas por meio dos indicadores de qualidade. Assim, entende-se que é necessária uma reestruturação dos serviços com vistas a promover a atenção integral à saúde auditiva na infância, viabilizando a identificação e intervenção precoce da perda auditiva. A literatura que abrange todo o processo diagnóstico é escassa e sem interligação entre os autores nas diferentes regiões.
Interno - 368.110.268-63 - ELIENE SILVA ARAÚJO - UFRN
Presidente - 1855621 - HANNALICE GOTTSCHALCK CAVALCANTI