PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: VANESSA VIEIRA FARIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA VIEIRA FARIAS
DATA: 29/09/2023
HORA: 09:30
LOCAL: https://meet.google.com/ofx-ebyp-dbx
TÍTULO: AVALIAÇÃO DAS ALTERAÇÕES VESTIBULARES EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
PALAVRAS-CHAVES: Potenciais Evocados Miogênicos Vestibulares, Criança, Tontura, Equilíbrio Postural, vertigem, doenças vestibulares.
PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia
RESUMO: Introdução: A vertigem e a tontura são sintomas comuns na infância, mas muitas vezes ignorados por acreditar que são sintomas associados a doenças na idade adulta ou em idosos. Com isso o diagnóstico de alterações vestibulares nesses sujeitos é um desafio, levando a ter poucos registros da tontura na faixa etária de crianças e adolescentes de seis a 17 anos, justificando assim estudos que visam identificar, caracterizar exames e/ou diagnostico destas alterações Objetivo: Descrever e analisar dois instrumentos para a avaliação da tontura em crianças, sendo um o Pediatric Visually Induced Dizziness Questionnaire e outro o Vestibular Evoked Myogenic Potential. Método: Trata-se da elaboração de dois estudos, um estudo de diagnóstico, observacional e transversal, com a aplicação de um questionário traduzido e adaptado transculturalmente para o português brasileiro Pediatric Visually Induced Dizziness Questionnaire (PVID), com a correlação de exames já utilizados na bateria de testes para avaliação vestibular no publico adulto, de forma adaptada na sua aquisição como o exame de VENG, com os testes de oculomotricidade e a prova calórica, e o questionário DHI adaptado para o publico pediátrico, tendo como critérios de inclusão para o grupo estudo, sujeitos de seis a 17 anos com queixas de alterações vestibulares e como critérios de exclusão queixas auditivas e alterações motoras que afetem o equilíbrio corporal e um segundo estudo de revisão sistemática descrita de acordo com o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA Statement) tendo como buscas eletrônicas as bases de dados MEDLINE (via Pubmed); EMBASE; ScienceDirect; Scopus, além de LILACS, SciELO, no período de abril a maio de 2022 e revisadas em julho de 2023, não havendo restrição de ano de publicação e idiomas. da utilização do exame de Vestibular Evoked Myogenic Potential (VEMP) ocular e cervical em estudos no publico infantil. Resultados: Foi identificado correlação com as crianças que apresentaram queixas vestibulares, com alteração dos resultados do exame de VENG e alto índice de queixas vestibulares visualmente induzidas na aplicação do questionário PVID e quanto a analise dos artigos encontrados na revisão sistemática é possível incluir o exame de VEMP tanto ocular como cervical com padrões de aquisição definidos na bateria de exames na avaliação vestibular infantil. Conclusão: O PVID é um instrumento que pode ser utilizado com rastreio nas tonturas visualmente induzidas. Em relacão ao VEMP foi elaborado um protocolo de diagnóstico em crianças a partir dos dados referidos na literatura.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 295.158.058-48 - ERIKA BARIONI MANTELLO - UFRN
Presidente - 1855621 - HANNALICE GOTTSCHALCK CAVALCANTI
Externo à Instituição - LUCIA KAZUKO NISHINO