PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANTÔNIO VÍTOR DA SILVA ROSENO

DISCENTE: ANTÔNIO VÍTOR DA SILVA ROSENO
DATA: 22/09/2023
LOCAL: Plataforma Meet - https://meet.google.com/sfj-cvuvaed
TÍTULO: ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A EFICIÊNCIA EM LEITURA, PROCESSAMENTO FONOLÓGICO E VOCABULÁRIO EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem; Vocabulário; Leitura; Avaliação; Fonoaudiologia
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia
RESUMO: A eficiência de leitura constitui uma medida que avalia a habilidade da leitura e está relacionada à capacidade de ler palavras com precisão e fluência. O processo de leitura é uma interação complexa de diversas habilidades, que abrange desde a linguagem oral até a linguagem escrita, passando pela compreensão metalinguística. Crianças que apresentam obstáculos no processo e de aprendizado frequentemente encontram dificuldades no domínio da leitura. Objetivo: Analisar a relação entre eficiência em leitura, processamento fonológico e vocabulário em crianças com dificuldades de aprendizagem. Método: Trata-se de um estudo de campo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa. A população do estudo foi composta por uma amostra não probabilística de 16 crianças, de ambos os sexos, com dificuldades de aprendizagem. Foi utilizado um questionário para coletar as queixas, o CONFIAS para avaliar a consciência fonológica, o TIN para avaliar o vocabulário, a Prova de Memória de Trabalho Fonológica, o TENA para avaliar a nomeação automática rápida e o subteste de leitura do TDE-II para mensurar a eficiência na leitura. Os dados foram analisados estatisticamente, de forma descritiva e inferencial, por meio do teste Qui-Quadrado e t-Student, com significância de 5%. Resultados: O estudo revelou uma relação favorável entre a eficiência em leitura, processamento fonológico e vocabulário em crianças com dificuldades de aprendizagem. Conclusão: A investigação das habilidades de nomeação automática rápida, memória operacional fonológica, consciência fonológica e vocabulário expressivo foram cruciais para que pudéssemos entender as respectivas associações com a eficiência em leitura. Tal aspecto indica o grande impacto técnico-científico na estimulação dessas habilidades em terapia fonoaudiológica para crianças com dificuldades de leitura.
Interno - 1779984 - ANGELA CRISTINA DORNELAS DA SILVA
Externo ao Programa - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO