PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: PAULA LUANNA CARVALHO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA LUANNA CARVALHO DE OLIVEIRA
DATA: 20/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Laboratório do NELF e link: https://meet.google.com/vsd-wuza-fyt
TÍTULO: O IMPACTO DO TREINO PARENTAL SOBRE O PERFIL COMUNICATIVO DE CRIANÇAS VERBAIS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
PALAVRAS-CHAVES: Fonoaudiologia, Transtornos da Comunicação, Transtorno do Espectro Autista, Família, Técnicas e Procedimentos Assistidos por Vídeo.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia
RESUMO: As possíveis alterações de linguagem comumente presentes no autismo podem refletir no desempenho das funções comunicativas, mais ou menos interativas, e influenciar no comportamento comunicativo de seus parceiros de comunicação. É preciso garantir que as habilidades e estratégias comunicativas trabalhadas em ambiente clínico sejam generalizadas aos demais parceiros de comunicação em ambientes não controlados. Envolver os responsáveis e cuidadores neste processo pode ser vista como uma estratégia de intensificação dos estímulos, redução de tempo para alcançar objetivos e viabilizar a generalização das habilidades, visto que estes são os sujeitos com quem as crianças estão, comumente, na e UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA maior parte do seu tempo. Um recurso para esse ensino através dos pais e responsáveis é o Treino Parental, sendo possível a realização deste por meio da gravação de vídeos com o modelo do comportamento alvo a ser estabelecido, processo chamado de vídeo modelação. Objetivo: Analisar o impacto do treino parental sobre o perfil comunicativo de crianças verbais com Transtorno do Espectro Autista. Metodologia: Estudo experimental controlado, longitudinal, quantitativo e qualitativo, composto por 33 sujeitos de ambos os sexos, com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista e idade entre 03 a 12 anos, que faziam uso da comunicação verbal e realizavam fonoterapia no instituto onde foi realizada a pesquisa. A amostra foi dividida, de forma aleatória, em dois grupos: grupo experimental, composto de 17 sujeitos cujos responsáveis ou cuidadores aceitaram realizar o programa de treino parental; e grupo controle, composto por 16 sujeitos, os quais não tiveram os responsáveis submetidos à intervenção por meio do programa de treino parental. A análise do perfil comunicativo das crianças foi realizada pré e pós a intervenção, que se deu por meio do programa de treino parental por vídeo modelação. Resultados: 78,79% da amostra foi composta por crianças do sexo masculino e 21,21% do sexo feminino. A mediana de idade foi 6 anos para ambos os grupos. Quanto aos aspectos que caracterizam o perfil comunicativo das crianças dessa amostra, em ambos os grupos, não houveram diferenças significativas pré e pós intervenção, tanto na avaliação intragrupos, quanto intergrupos. Entretanto, quanto à análise qualitativa dos responsáveis sobre a intervenção por meio do treino parental por vídeo modelação, grande parte classificaram-na como importante e eficaz para o ganho de habilidades comunicativas novas para seus filhos. Conclusão: Novos estudos são necessários para proporcionar maior entendimento sobre os ajustes e definições dos programas de treino parental que visem consideráveis impactos para a comunicação de crianças autistas. Apesar dos resultados não terem sido estatisticamente significantes, houve declínio de comportamentos barreira e ampliação de comportamentos verbais, por meio do treino parental.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CRISTINA DE ALBUQUERQUE MONTENEGRO
Interno - 1779984 - ANGELA CRISTINA DORNELAS DA SILVA
Interno - 036.102.366-98 - CÍNTIA ALVES SALGADO AZONI - UFRN
Presidente - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO