PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ADRIANA BENEVIDES DUARTE LEITE MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA BENEVIDES DUARTE LEITE MELO
DATA: 18/09/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Google meet - https://meet.google.com/rdh-tdvp-kvm
TÍTULO: Percepção Auditiva de crianças com Transtorno do Espectro Autista: Criação de um instrumento de avaliação
PALAVRAS-CHAVES: Autismo, Transtorno do Espectro Autista, Sensibilidade Auditiva, Validade dos testes, Estudos de validação, Questionários, Métodos, Reprodutibilidade dos testes
PÁGINAS: 10
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia
RESUMO: O Transtorno do Espectro Autista envolve fatores genéticos, neurológicos e sociais da criança, sendo considerado um transtorno do desenvolvimento, classificado em diferentes níveis de gravidade. A hiperacusia e alteração na percepção auditiva são observadas em indivíduos com este transtorno. Apesar do comprometimento funcional, pouco se sabe sobre sua prevalência nesta população. A avaliação pode ser realizada através de questionários e exames auditivos comportamentais e eletrofisiológicos. Objetivo: Desenvolver um instrumento para avaliar a percepção auditiva e hiperacusia em crianças com Transtorno do Espectro Autista. Método: Essa dissertação divide-se em dois estudos: 1) Primeiro uma revisão integrativa. Realizou-se uma busca eletrônica nas bases Pubmed/Medline, Scopus, Scielo e LILACS para analisar a literatura científica existente sobre hiperacusia e percepção auditiva em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além dos protocolos utilizados para identificar essas alterações neste público. Incluiu-se artigos revisados por pares publicados entre 2013 e 2023. A seleção dos artigos e extração dos dados foram realizadas por dois revisores cegos e independentes. As discordâncias foram resolvidas em consenso. A análise dos dados foi feita descritivamente. 2) O segundo foi criar um questionário contendo itens contemplando funções de consciência, funções de orientação e questões auditivas e obter a sua validação com a aplicação em 11 juízes especialistas em fonoaudiologia, com prática clínica na área há mais de 5 anos. A coleta foi realizada por Google Forms. Os dados foram analisados de forma descritiva. Resultados: 1) As publicações abordaram avaliação auditiva e avaliação eletrofisiológica com a finalidade de verificar a presença de perda auditiva, hiperacusia, porém os estudos não apresentaram protocolos específicos de avaliação da percepção auditiva em pessoas com TEA, exceto o Questionário de comportamento audito ABQ, que não foi encontrado na versão validada em português. 2) O instrumento foi estruturado em 10 itens, contendo aspectos sobre funções de consciência, funções de orientação e questões auditivas. A primeira etapa da validação foi a avaliação dos domínios, que foram avaliados por 11 juízes fonoaudiólogos especialistas na área de TEA, segundo os cálculos de Validade de Conteúdo (IVC) e da Razão de Validade de Conteúdo (RVC), o nível de concordância dos juízes foi de 80% nos três domínios, indicando que estão adequados. Por outro lado, 20% sugeriram acréscimo de questões para complementar a identificação dos sintomas auditivos. Conclusão: 1) A revisão sugere a importância de desenvolver instrumentos de riscos para hiperacusia e que avaliam a percepção auditiva em pessoas com TEA. 2) O instrumento é capaz de avaliar sensibilidade auditiva, analisar a percepção e compreensão auditiva em crianças com TEA, direcionando pais e/ou responsáveis e auxiliando a prática clínica dos fonoaudiólogos para um diagnóstico precoce.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1679256 - MARINE RAQUEL DINIZ DA ROSA
Interno - 047.092.134-02 - KELLY CRISTINA LIRA DE ANDRADE - UNCISAL
Externo à Instituição - GIEDRE FELIX