PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: THALES ROGES VANDERLEI DE GOES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THALES ROGES VANDERLEI DE GOES
DATA: 28/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Link da videochamada: https://meet.google.com/btz-txpv-vdn Ou disque: ?(US)
TÍTULO: EFEITOS DA FOTOBIOMODULAÇÃO ASSOCIADA À REABILITAÇÃO VESTIBULAR NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM SINTOMAS VESTIBULARES E ZUMBIDO: estudo clínico randomizado triplo cego.
PALAVRAS-CHAVES: Doenças Vestibulares, Terapia com Luz de Baixa Intensidade, Equilíbrio Postural, Zumbido, Eletrococleografia, Audiometria de Resposta Evocada
PÁGINAS: 26
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia
RESUMO: Os sintomas vestibulares (SV) e o zumbido são extremamente comuns na prática clínica e podem ocorrer de forma simultânea ou independentemente. A Reabilitação Vestibular (RV) é um tratamento consolidado na literatura para os SV, já o zumbido apresenta terapêuticas bastante diversificadas , com graus variados de sucesso. Atualmente, a fotobiomodulação (FBM) tem sido apontada como uma delas ,porém não há consenso na literatura a respeito, principalmente quando se trata de pacientes com associação à SV. Objetivo : (1) investigar se há efeito terapêutico imediato da FBM nos potenciais (ECochG e PEATE), a fim de validar a dosagem utilizada no ensaio clínico (2)Investigar se há efeito da FBM associada à RV no tratamento de pacientes com SV e zumbido. Método: Dissertação estruturada em dois artigos. (1) estudo experimental, randomizado cross-over, com amostra de 60 orelhas , divididas em Grupo Pesquisa (GP) e Grupo Controle (GC), foi utilizado um protocolo de FBM transmeatal com avaliação pré e pós-teste imediata à aplicação, por meio de medidas eletrofisiológicas no GP e GC. (2) Ensaio clínico ,randomizado triplo cego, com amostra de 20 sujeitos com SV e zumbido, divididos de forma randomizada ,em GP( RV +FBM ativa ) e GC( RV+ FBM sham), foram realizadas uma sessão de avaliação, uma de reavaliação e dez de intervenção terapêutica, duas vezes por semana, durante 5 semanas. Foram utilizados os testes T e de Mann-Whitney para comparar as médias dos registros. Resultados: (1) Observou-se efeito da FBM de forma estatisticamente significante entre o GP e GC, na análise da amplitude de SP e as relações de área e amplitude de SP/AP. (2) Os dois grupos apresentaram diferenças significativas na reavaliação , em relação aos instrumentos de SV, porém apenas o grupo GP apresentou melhora dos escores de zumbido. Quanto à análise intergrupos dos SV, o GP apresentou melhor desempenho na acuidade visual dinâmica no pós-teste. Conclusão : Observou-se influência do efeito imediato FBM no potencial ECochG. A FBM associada à RV contribuiu para redução do incomodo do zumbido e melhora dos parâmetros de RVO em relação ao GC.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1679256 - MARINE RAQUEL DINIZ DA ROSA
Interno - 2634755 - LEONARDO WANDERLEY LOPES
Externo à Instituição - ILKA SOARES DO AMARAL