PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: LIDIANE LAURINDA MARIA ELIAS DE HOLANDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIDIANE LAURINDA MARIA ELIAS DE HOLANDA
DATA: 25/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Zoom - https://us02web.zoom.us/j/84563329108
TÍTULO: QUESTIONÁRIO VIVENDO COM DISARTRIA (VcD): validação de conteúdo e consistência interna com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI)
PALAVRAS-CHAVES: Estudos de validação; Inventários e Questionários; Autoteste; Disartria; Qualidade de vida; Psicometria.
PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia
RESUMO: A presente dissertação pesquisou sobre a qualidade de vida em pessoas com disartria a partir da validação de um instrumento denominado Vivendo com Disartria (VcD). Esta dissertação é dividida em dois artigos: 1) apresentar a validação de conteúdo do Questionário Vivendo com Disartria (VcD) para o português brasileiro; e 2) apresentar a evidência de validade baseada na estrutura interna do VcD, com a aplicação da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O artigo de validação de conteúdo contou com um painel de especialista de cinco juízes e envolveu a versão traduzida e adaptada para português brasileiro do VcD, com 50 questões. Os juízes julgaram a relevância do item, pertinência teórica e textual. Ao calcular o IVC na relevância do item, os itens 6,9,10,15,37,38 tiveram pontuação baixas e foram considerados ruins, e por esta razão foram excluídos do questionário. Foi avaliada a pertinência teórica e textual dos 50 itens. Os itens 3,4,6,7,8,9,10,12,15,18,24,27,30,32,37,38 e 45 obtiveram CVC final abaixo do recomendado, e por isto os 17 itens foram excluídos do questionário, o que resultou na versão final do VcD com 33 itens. O segundo artigo foi um estudo de validação da consistencia interna e utilizou dados de 269 indivíduos, sendo 127 pessoas com diagnosticos neurológicos e 142 pessoas sem diagnóstico. Realizou-se as seguintes análises: Alfa de Cronbach, Análise Fatorial Exploratória (AFE), Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e Teoria de Resposta ao Item (TRI). O estudo prosseguiu em duas etapas. A primeira etapa demonstrou uma boa consistência interna do instrumento, a partir de coeficiente Alfa de Cronbach. Realizou-se a AFE. Os testes indicaram amostra adequada, teste de esfericidade de Bartlett significativo. O teste Measure of Sample Adequacy (MSA) e todos os itens apresentaram pontuação acima do preconizado. A AFE não eliminou nenhum item e apontou a estrutura fatorial de um único fator. Realizou-se a AFC unifatorial, onde foram excluídos seis itens dos trinta e três, sendo eles os itens 13, 22, 33, 34, 39 e 42, confirmando estrutura fatorial de 27 itens. A segunda etapa do estudo foi a realização da Teoria de Resposta ao Item (TRI), observou-se os itens com maiores valores de dificuldade (b) e discriminação (a), além de a partir das curvas características dos itens (CCIs), viu-se que os itens são politômicos. Assim, conclui-se que o VcD apresenta evidências de validade adequadas com base na estrutura interna. A versão atual do instrumento é composta por vinte e sete itens referentes a um único fator, politômico, que reflete em uma chave de resposta em escala Likert de seis pontos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1668545 - ANNA ALICE FIGUEIREDO DE ALMEIDA QUEIROZ
Interno - 052.161.159-86 - VANESSA VEIS RIBEIRO - UnB
Externo à Instituição - MAIRA ROZENFELD OLCHIK
Externo à Instituição - Marina Martins Pereira Padovani