PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: SAVANA OLIVEIRA HENRIQUES E SOUZA

DISCENTE: SAVANA OLIVEIRA HENRIQUES E SOUZA
DATA: 10/12/2021
LOCAL: googlemeet.com
TÍTULO: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E FATORES DE RISCO PARA NEUROPATIA DIABÉTICA PERIFÉRICA EM IDOSOS USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Diabetes mellitus tipo 2; capacidade funcional; fatores de risco; neuropatia periférica diabética.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO: Introdução: O diabetes mellitus é uma doença crônica que requer monitoramento permanente e controle da glicemia, para evitar complicações como a neuropatia diabética. Objetivo: Traçar o perfil epidemiológico-funcional e verificar os fatores de risco de neuropatia diabética periférica em de idosos com diabetes tipo 2. Metodologia: Realizou-se um estudo transversal do tipo descritivo, de caráter quantitativo, a partir de dados levantados na avaliação inicial dos participantes da pesquisa, oriundos dos serviços especializados em atendimento à pessoa com diabetes: Centro de Atenção Especializada em Saúde e do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley, situados no município de João Pessoa, Paraíba, no período de março a junho de 2021. Os participantes foram recrutados por conveniência e alocados em dois grupos: Grupo sem neuropatia (GSN) com n= 44 e Grupo com neuropatia (GCN) com n= 35. Após o consentimento formal, foram coletados dados por meio de avaliação fisioterapêutica, elaborada especialmente para o estudo. Em seguida, foram aplicados os instrumentos: a Escala de Equilíbrio de Berg e a Escala de Tinetti, além do Teste de Alcance Funcional, do Timed Up and Go, do Miniexame do Estado Mental.Os dados foram tabulados por meio de dupla entrada de dados. Para a apresentação da distribuição da frequência das variáveis, foram utilizadas medidas de tendência central e do teste do Qui-quadrado, para as diferenças de proporções e do Teste do Qui-quadrado e do teste exato de Fisher para tendência linear entre variáveis categóricas. Em todas as análises, foi considerado um nível de confiança de 95% (p < 0,05). Utilizou-se o software EPI-INFO e do pacote estatístico IBM SPSS Statistics Base 22.0. Resultados: A amostra foi constituída por 79 participantes de ambos os gêneros, com a idade variando entre 60 e 82 anos, com faixa etária mais prevalente entre 60- 69 anos (n=61; 77,2% - p < 0,001). O gênero feminino foi predominante (n=60; 75,9% - p < 0,001). Quanto à escolaridade, (n=47; 59,5%) concluíram o ensino fundamental (p < 0,001). A presença de neuropatia foi identificada em (n=44; 55,7%) dessa população (p < 0,001). Em relação ao tempo de diagnóstico do diabetes (n=66; 83,5%) dos participantes apresentava ≥ 24 meses de diagnóstico (p < 0,001). O sobrepeso/obesidade I foi constatado em (n=61; 77,2%) da amostra (p < 0,001). A associação do diabetes com a hipertensão arterial foi observada em (n=67; 84,8%) dos participantes (p < 0,001). O nível glicêmico dos participantes (n=61; 77,2%) encontrava-se entre 127 a 199 mg/dL (p˂0,001). Conclusão: Constatou-se que o GCN apresentou maior comprometimento nos testes de equilíbrio e marcha do que o GSN, evidenciando que os fatores de riscos relacionados à neuropatia diabética não se restringem à sensibilidade, mas possuem maior evidência clínica no contole motor dinâmico.
Interno - 336960 - ELIANE ARAUJO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS RODRIGUES DE ARAÚJO