PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: TAYNÁ BERNARDINO GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAYNÁ BERNARDINO GOMES
DATA: 02/03/2023
LOCAL: presencial
TÍTULO: A FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: análise de dados secundários do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS)
PALAVRAS-CHAVES: Fisioterapeutas; Sistemas de Informação em Saúde; Saúde Pública
RESUMO: A Atenção Primária à Saúde (APS) representa o conjunto de serviços diversificados com ações de saúde de baixa densidade tecnológica que foram criados para ser o primeiro contato dos usuários com o sistema de saúde. A fisioterapia passou a integrar de maneira formal a atenção primária apenas no ano de 2008 por meio da criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A inserção do fisioterapeuta neste contexto traz desafios para seu processo de trabalho, pois a gênesis da sua concepção profissional é tradicionalmente vinculado ao campo da reabilitação. Entretanto, a atuação no cuidado à saúde em serviços de baixa complexidade contribui com a resolutividade do sistema e com um cuidado integral. Assim, torna-se de fundamental importância reflexões acerca da situação do fisioterapeuta no âmbito da APS. Objetivo: Analisar a inserção e a produção dos profissionais fisioterapeutas nos serviços de saúde de atenção primária no Brasil e suas regiões no período de 2008 a 2021. Metodologia: Trata-se e estudo de abordagem quantitativo com caráter descritivo, que consiste na análise de dados secundários obtidos por meio banco de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), fornecido pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e pelo Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS). Foram extraídos dados e o modelo de regressão Joinpoint foi escolhido para analisar as tendências para o número de postos de trabalho dos profissionais fisioterapeutas lotados na APS e a de sua produção no brasil e suas regiões.
Presidente - 1433915 - GERALDO EDUARDO GUEDES DE BRITO
Interno - 1190307 - KATIA SUELY QUEIROZ SILVA RIBEIRO