PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: RICARDO RODRIGUES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICARDO RODRIGUES DA SILVA
DATA: 27/07/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de aula virtual Meet
TÍTULO: ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DA DOENÇA CARDIOVASCULAR NO BRASIL E ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NOS TRÊS NÍVEIS DE COMPLEXIDADE: Série temporal do Sistema Único de Saúde entre 2011 e 2021
PALAVRAS-CHAVES: Anormalidades cardiovasculares; Reabilitação Cardíaca; Fisioterapia; Epidemiologia dos serviços de saúde.
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO: Introdução: A doença cardiovascular (DCV) é a principal causa de morbimortalidade no mundo, no Brasil há prevalência de aproximadamente 35% da população. No Brasil, o contingente de atendimento no SUS na atenção cardiovascular representou 0,27% do total dos procedimentos no começo dos anos 2000. Já é relatado na literatura a sobrecarga do setor terciário pelas internações de pacientes com insuficiência cardíaca em regiões baixa cobertura ambulatorial. O profissional fisioterapeuta segundo as diretrizes de reabilitação cardiovascular é habilitado na prevenção, cuidado ambulatorial e cuidados intensivos. Ainda não há análises sobre a fisioterapia cardiovascular frente às demandas de atendimento no SUS. Mediante o exposto se faz necessária uma observação dos impactos da doença cardiovascular e das produções na baixa, média e alta complexidades da fisioterapia na doença cardiovascular no Brasil. Objetivo: Analisar dados da doença cardiovascular e produção da fisioterapia na doença cardiovascular nos três níveis de complexidade entre 2011 e 2021. Método: Trata-se de um estudo observacional descritivo e epidemiológico utilizando o DATASUS com extração bruta pelo TabWin, sendo coletados pelo SIH/SUS e SIA/SUS, transformando as variáveis em taxas sendo feita análise temporal das tendências com software joinpoint regression®. Resultados: na década 2011 a 2021, a. mortalidade e permanência no Brasil se mantiveram estáveis ao compasso que as internações, custos hospitalares, serviços profissionais tiveram tendência de alta, por regiões, Norte e Nordeste apresentaram índices mais agravados em relação a Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Nacionalmente a fisioterapia na baixa complexidade sofreu tendência de diminuição, enquanto na média apresentou aumento e a alta complexidade estabilidade. Conclusão: Percebem-se assimetrias regionais na doença cardiovascular, ao ponto que no Brasil a fisioterapia na baixa complexidade sofreu acentuada inflexão, aumento na média complexidade e estabilidade na alta complexidade.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1433915 - GERALDO EDUARDO GUEDES DE BRITO
Presidente - 6331987 - JOAO AGNALDO DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - RÊNCIO BENTO FLORÊNCIO