PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ERICK MICHELL BEZERRA OLIVEIRA

DISCENTE: ERICK MICHELL BEZERRA OLIVEIRA
DATA: 28/08/2023
TÍTULO: FATORES ASSOCIADOS À SATISFAÇÃO DE FISIOTERAPEUTAS COM O SEU TRABALHO
PALAVRAS-CHAVES: Fisioterapia. Fluxo de Trabalho. Satisfação no Emprego
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO: Introdução: Uma reflexão contínua a respeito do processo de trabalho e sua frequente modificação, como no caso da Fisioterapia, é que se trata de um elemento importante da evolução do desenvolvimento da humanidade. O nível da problematica dessa reflexão cresce pela complexidade do trabalho e principalmente dos escassos estudos desenvolvidos sobre a temática, principalmente no campo da saúde e novamente, no campo da Fisioterapia. Objetivo: Analisar os fatores associados à satisfação de Fisioterapeutas brasileiros com o seu próprio trabalho. Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, quantitativo, com a coleta de dados realizada por meio de um instrumento semi-estruturado on-line. Com o objetivo de originar dados para a estruturação desta pesquisa, optou-se pelo enviar via WhatsApp de um instrumento semi-estruturado on-line para fisioterapeutas em todo o Brasil, através da estratégia bola de neve. O estudo contêm 19 variáveis. Resultados: O processo de captação de sujeitos, foi por meio de convites disparados via whatsapp, ocorreu nos dias 22, 23 e 29 de novembro de 2021. Após três meses de permanência do instrumento aberto on-line, um total de 620 pessoas acessaram o questionário. Destes, um não respondeu o questionário na íntegra (0,16%), dois (0,32%) não aceitaram participar do estudo e 123 (19,83%) declararam não estar exercendo a Fisioterapia em atividades assistenciais (atendimento a pacientes) e/ou de ensino e/ou de gestão. Assim, 126 sujeitos (20,16%) foram excluídos no banco de dados e o total de participantes neste estudo foi de 495 Fisioterapeutas. As características avaliadas pelo modelo de regressão, com um conjunto de dados, teve como objetivo analisar os fatores estatisticamente significativo relacionadas a satisfação. Assim foi considerado as variáveis: Satisfeito com a Remuneração com valor de OR1 3.89, Satisfeito com a Formação OR1 3.51, Cursou ou estar cursando Doutorado OR1 3.31, Crescimento na Fisioterapia OR1 2.91, Satisfeito com as condições do Trabalho OR1 2.53, Cursou ou estar Especialização OR1 2.47, Satisfeito com a pós-graduação OR1 2.16, Sexo: Mulheres OR1 1.71. Sendo no total 8 caraterísticas avaliadas. Conclusão: O Fisioterapeuta vem conquistando seu espaço em diversos campos de atuação, adquirindo sua importância em todos os níveis de atenção a saúde. O seu processo de trabalho ainda encontra-se em construção contínua, e é observado um reflexo de todo um contexto social sofrido durante anos. Esse processo tem um impacto significante na satisfação desse profissional, mediante as novas reflexões sobre trabalho e satisfação. Mesmo o estudo obtendo um número expressivo de participantes, as características encontradas não possibilitam uma generalização. Alguns fatores tiveram destaque na influência dessa satisfação como: remuneração, formação, programas de pós-graduação, condições de trabalho sexo e outros. É valido ressaltar que se trata de um estudo inédito, com uma abordagem de alta relevância não somente para a Fisioterapia, mas toda o campo da saúde. O desenvolvimento de pesquisas futuras abordando lacunas desta pesquisa, contribuirá grandemente com o avanço da temática.
Interno - 2842971 - ELAMARA MARAMA DE ARAUJO VIEIRA
Presidente - 1433915 - GERALDO EDUARDO GUEDES DE BRITO