PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: FRANCIELLY NATANAELLY ANDRADE DOS SANTOS

DISCENTE: FRANCIELLY NATANAELLY ANDRADE DOS SANTOS
DATA: 28/08/2023
LOCAL: Sala Virtual Meet
TÍTULO: DRENAGEM LINFÁTICA E TAPING NO TRATAMENTO DE EDEMA EM GESTANTES: ensaio clínico aleatorizado e controlado
PALAVRAS-CHAVES: Taping. Drenagem linfática manual. Edema. Gestação
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO: Introdução: O edema gestacional atinge de 50 a 80% das gestantes, principalmente da vigésima sétima à quadragésima semana de gestação. A drenagem linfática manual (DML) é um dos recursos para alívio do edema gestacional e, nos últimos anos, o taping surge como uma terapia alternativa, não obstante as evidências de sua eficiência neste tipo de edema sejam escassas. Objetivo: Comparar o volume dos membros inferiores no terceiro trimestre gestacional antes e após o tratamento com a DLM (GC), com o taping (GT), e com a associação da DLM ao taping (GA). Métodos: Foi realizado um ensaio clínico controlado, aleatorizado, paralelo e fatorial no laboratório da Liga de Estudos em Fisioterapia Dermatofuncional (LEFIDEF) do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foram mensurados o volume de membro inferior, dor, fadiga e qualidade de vida de 37 gestantes a partir do terceiro trimestre de gestação, com idades entre 18 e 35 anos, que apresentaram edema nos membros inferiores. As voluntárias receberam uma sessão de uma intervenção, sendo alocadas aleatoriamente em três grupos, de acordo com o protocolo de tratamento: Grupo Taping (GT), Grupo Taping associado à DLM (GA) e Grupo DLM (GC). As variáveis dependentes foram medidas antes e após a sessão, enquanto a variável independente foi o grupo de tratamento. Resultados: No que diz respeito à análise intragrupos, não se observou alterações estatisticamente significativas do volume dos membros inferiores em nenhum dos grupos de intervenção [F(1,0, 34)=0,73, p=0,40], porém houve um aumento da qualidade de vida (P=0,01), diminuição da dor (p=0,0001) e fadiga (P=0,01) no GA. Quanto à comparação intergrupos, nenhum dos desfechos apresentou diferenças estatisticamente significativas entre as intervenções na reavaliação. Além disso, observou-se uma correlação positiva entre fadiga e dor (r=0,34, p = 0,04), e uma correlação negativa destas com a qualidade de vida (r=-0,52, p =0,001; e r=-0,36, p=0,03, respectivamente). Conclusão: O taping, a DLM e a associação de ambos não apresentam impacto no edema gestacional após 48 horas de sua aplicação. Entretanto a associação destes recursos parece auxiliar a melhorar sintomas como dor e fadiga, aumentando a qualidade de vida das gestantes.
Interno - 1165260 - CRISTINA KATYA TORRES TEIXEIRA MENDES
Externo à Instituição - ELIZABEL SOUZA RAMALHO VIANA