PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: IARA TAINÁ CORDEIRO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IARA TAINÁ CORDEIRO DE SOUZA
DATA: 23/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 24
TÍTULO: EFEITOS DA HD-tDCS ASSOCIADA AO TREINAMENTO MUSCULAR INSPIRATÓRIO EM PACIENTES COM SÍNDROME PÓS-COVID-19: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO DUPLO CEGO.
PALAVRAS-CHAVES: COVID longa; neuromodulação; estimulação transcraniana por corrente contínua de alta definição; treinamento muscular inspiratório.
PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO: INTRODUÇÃO: A COVID longa inicia-se após três semanas da infecção aguda com persistência dos sintomas por um período de 12 semanas ou mais, após a resolução da infecção. A variação do espectro de sintomas demonstra a natureza multifacetada da COVID longa em atingir múltiplos órgãos, independente da intensidade da doença. Além do acometimento respiratório primário, a COVID longa tem sua fisiopatologia envolvendo o sistema nervoso central, podendo causar complicações neurológicas duradouras. METODOS: Trata-se de um ensaio clínico controlado e randomizado com duplo cegamento, onde 32 participantes com COVID longa foram divididos em grupo ativo e sham, para receber um protocolo de treinamento muscular inspiratório associado a estimulação transcraniana no córtex motor diafragmático por meio da HD-tDCS, enquanto o grupo sham não recebeu a estimulação, apenas a colocação dos eletrodos. RESULTADOS: Não foram observadas mudanças significativas nas variáveis de função muscular respiratória e função pulmonar na comparação entre os grupos, porém, o grupo ativo melhorou em relação à linha de base nas seguintes variáveis: pressão inspiratória máxima, pressão gerada pelo músculos inspiratórios nos 100 primeiros milissegundos, relação volume expiratório forçado pela capacidade vital forçada e pico de fluxo expiratório. CONCLUSÃO: A HD-tDCs pode ser uma terapia adjuvante a ser adicionada a um protocolo de reabilitação pós-COVID-19, entretanto, são necessárias mais pesquisas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1366067 - EDUARDO ERIKO TENÓRIO DE FRANÇA
Interno - 1232659 - RAFAELA PEDROSA
Externo à Instituição - ANA TEREZA DO NASCIMENTO SALES FOGUEIREDO FERNANDES