PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: DENISE ALVES DE ALMEIDA ALCANTARA

DISCENTE: DENISE ALVES DE ALMEIDA ALCANTARA
DATA: 29/08/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: KINESIOTAPING NA RESOLUÇÃO DE EDEMAS: REVISÃO SISTEMÁTICA COM METANÁLISE
PALAVRAS-CHAVES: Kinesiotaping. Edema. Fita atlética.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO: Introdução. O edema é uma disfunção que ocorre por um defeito local ou sistêmico em 300 milhões de pessoas no mundo, gerando dor e fadiga e afetando a qualidade de vida. O Kinesiotaping (KT) tem surgido como uma opção ao apresentar benefícios relacionados a esses sinais e sintomas. Objetivo. Sumarizar a evidência científica dos efeitos do KT no edema através de uma pesquisa sistemática de literatura. Método. Será realizada uma revisão sistemática, com busca de estudos nas bases de dados: Pubmed, Central, CINAHL, PEDro e Embase; sem restrição de tempo ou idioma, com estratégia de busca dividida em três blocos de descritores: intervenção, condição de saúde e tipo de estudo. Serão incluídos ensaios clínicos randomizados, comparando os efeitos do KT a qualquer outro tipo de controle no edema, e serão excluídos revisões de literatura, relatórios de caso, estudos experimentais, comentários pessoais, estudos não revisado por pares, livros, estudos que usem bandagens compressivas. Os artigos foram selecionados por título, resumo e texto completo e analisados por dois revisores e quando havia Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia/PPGPFis discordância, um terceiro revisor auxiliava como juiz. Foram coletadas informações sobre o uso do KT para a redução do edema, utilizando uma ficha de extração elaborada para a extração de informação dos estudos, a qual continha itens de caracterização do estudo, da forma de uso do KT e do desfecho, buscando sumarizar em termos de média e desvio-padrão. O risco de viés dos estudos foi avaliado, utilizando a escala PEDro, enquanto a confiança na evidência será avaliada de acordo com a GRADE. Os resultados serão apresentados em gráficos e tabelas, com a sumarização quantitativa por meio de uma metanálise, utilizando o Revman. Resultados. Identificou-se 3.750 artigos, dos quais 70 foram incluídos na revisão, os quais foram divididos por área em face/cabeça, membros superiores (MMSS) e membros inferiores (MMII); e por tempo de tratamento, em curta e longa duração. Observou-se que nos protocolos de curta duração o KT foi superior aos comparadores para a região da face (Std mean-1.07 IC95% -1.48, -0.65) e dos MMII (-0.55; IC95% -1.06, -0.05). Já para os protocolos de longa duração o KT foi superior que os comparadores para a região de MMII (-0.72; IC95% -1.25; -0.18). No que diz respeito aos MMSS, o KT não foi superior aos comparadores em protocolos de curta duração (Std mean -0.05; IC95% -0.89, 0.80), nem de longa duração (-0.04; IC95% -0.31-0.24). Conclusão: O KT é um recurso interessante paraa redução de edemas agudos em protocolos para face e MMII tanto em protocolos de curta como em longa duração, mas não parece ser efetivo para edemas crônicos para MMSS.
Interno - 336942 - JOSE JAMACY DE ALMEIDA FERREIRA
Externo à Instituição - MARCOS AMARAL DE NORONHA