PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: GILVANE DE LIMA ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILVANE DE LIMA ARAUJO
DATA: 16/11/2023
LOCAL: Google Meet - https://meet.google.com/epe-fkpu-ehn
TÍTULO: Análise do tempo de latência e fatores de risco para doenças osteomioarticulares relacionadas ao trabalho: um recorte a partir de processos trabalhistas
PALAVRAS-CHAVES: Transtornos Traumáticos Cumulativos; Fatores de Risco; Análise de Sobrevivência.
RESUMO: Introdução: A maior parte dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) surgem gradualmente ao longo do tempo. O período necessário para que tais condições se manifestem pode ser afetado pela intensidade e frequência da exposição aos riscos ocupacionais. Objetivo: Analisar o tempo de latência e fatores de risco como covariáveis para o desenvolvimento das doenças osteomioarticulares relacionadas ao trabalho que estejam em processo litigioso na 13ª região da justiça do trabalho. Métodos: Trata-se de uma pesquisa documental por meio de processos judiciais protocolados no 13º tribunal regional do trabalho. Amostra contará com processos com laudos periciais realizados por médico e/ou fisioterapeuta, cujo resultado aponte para a presença de nexo causal ou concausa. Serão considerados apenas processos dos últimos 10 anos. Serão excluídos processos com número elevado de dados perdidos (superior à 10%) e processo que apresentem mais de um laudo pericial com resultados de causalidade diferentes. Os dados obtidos serão analisados inicialmente de forma descritiva considerando medidas de tendência central, de normalidade (Teste de Kolmogorov-Smirnov), seguido de testes de hipóteses para verificar as distinções entre os grupos de indivíduos (ANOVA 1 fator, Teste Kruskal Wallis, Teste de Turkey, Teste de Levene). Observados a presença de variáveis não normais será realizado o teste de hipóteses de Wilcoxon e na presença de variáveis não quantitativas o teste realizado será o qui-quadrado (χ2). A modelagem do tempo de latência em cada subgrupo será realizada por meio da Análise de Sobrevivência para identificar a probabilidade em função do tempo para desenvolvimento das doenças osteomioarticulares relacionadas ao trabalho. Todos os testes serão realizados no software R Core Team, considerando o nível de significância de α≤0,05. Resultados esperados: Espera-se investigar a possível associação entre o tempo de latência e os fatores de risco no contexto do desenvolvimento de doenças osteomioarticulares relacionadas ao trabalho entre trabalhadores envolvidos em processos judiciais na 13ª região da justiça do trabalho. O objetivo é analisar essa conexão em potencial e orientar diretrizes para a implementação de ações e intervenções que visem aprimorar a saúde dos trabalhadores, ao mesmo tempo em que reduzem os custos relacionados aos cuidados médicos e previdenciários.
Presidente - 2842971 - ELAMARA MARAMA DE ARAUJO VIEIRA
Interno - 1628921 - ROBSON DA FONSECA NEVES