PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: PATRICK KERVIN DE ALMEIDA CHAVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICK KERVIN DE ALMEIDA CHAVES
DATA: 21/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet (https://meet.google.com/cjp-xcuw-eae)
TÍTULO: EFEITO IMEDIATO DO EXERCÍCIO RESISTIDO EM CADEIA CINÉTICA ABERTA E FECHADA SOBRE A TEMPERATURA DA PELE DE INDIVÍDUOS COM OSTEOARTRITE DE JOELHO: UM ESTUDO CRUZADO
PALAVRAS-CHAVES: Osteoartrite do Joelho; Termografia Infravermelha; Exercício; Cadeia Cinética Aberta; Cadeia Cinética Fechada.
PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO: A osteoartrite de joelho (OAJ) é uma degeneração articular com processo inflamatório subjacente resultando em dor, rigidez articular e perda de funcionalidade nos indivíduos acometidos. Dentre os sinais flogísticos do processo inflamatório, pode-se observar o aumento da temperatura da pele (Tsk) da região, a qual pode ser avaliada por meio da Termografia Infravermelha (TI). As principais diretrizes de tratamento indicam o manejo primário por meio do exercício físico, para manutenção da funcionalidade e qualidade de vida desses indivíduos. Objetivo: o objetivo deste estudo é investigar as principais alterações termográficas nos joelhos de indivíduos acometidos por OAJ, submetidos a duas modalidades de exercício: em cadeia cinética aberta (CCA) e em cadeia cinética fechada (CCF). Metodologia: Este é um estudo cruzado, com indivíduos com OAJ (GO; n=16) e sem OAJ (GSO; n=14), que realizaram os exercícios em CCA e CCF com uma semana de intervalo entre as intervenções. Os participantes responderam ao questionário WOMAC e escala visual analógica da dor (EVA), foram submetidos a avaliação termográfica da região da coxa e joelho durante a execução dos protocolos de exercícios em 7 momentos distintos: T1 – tempo de repouso inicial; imediatamente após a 1ª série (T2) 2ª série (T3) 3ª série (T4) e 1 min (T5), 2 min (T6) e 3 min (T7) após a última série, respectivamente. Para a análise de dados, foi realizada ANOVA de Friedman para analisar a temperatura da região objeto de interesse (ROI) na coxa (ROI1), Tendão Patelar (ROI 2) Joelho (ROI3) durante a intervenção, para cada grupo ao longo do tempo, e o teste de Wilcoxon para localizar as diferenças de T1 a T7 para cada ROI. Resultados: O GO apresentou diferença no WOMAC com média de 36,3±22,2 comparado a 6,5±14do GSO (p=0,001). A temperatura da ROI 1 e 3 durante CCA apresentou alteração significativa apenas para GO (p=0,001 e 0,03). Na ROI 2, tanto GO (p=0,002) quanto GSO (p=0,04) obtiveram diferença de temperatura no decorrer da avaliação em CCA, e em CCF os grupos não apresentaram significância. Conclusão: ambos os exercícios apresentaram influência no aumento da temperatura, sendo a CCF de maior influência na mudança de tsk de joelho e coxa de indivíduos dos dois grupos e CCA apresentando maior influência nas mesmas áreas apenas no grupo com OAJ.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1378723 - DANIEL GERMANO MACIEL
Presidente - 336942 - JOSE JAMACY DE ALMEIDA FERREIRA
Interno - 2425533 - PALLOMA RODRIGUES DE ANDRADE