PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTO RANIERRE OLIVEIRA CARTAXO FILGUEIRAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTO RANIERRE OLIVEIRA CARTAXO FILGUEIRAS
DATA: 27/02/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Abordagem fisioterapêutica no tratamento hospitalar e ambulatorial da covid:19: revisão de escopo
PALAVRAS-CHAVES: Síndrome pós-covid aguda. Fisioterapia. Reabilitação.
RESUMO: Introdução: A Covid- 19 é definida pelo ministério da saúde como uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, caracterizada por elevadíssima transmissibilidade, quadros clínicos variados de assintomáticos à graves. A fisioterapia é um facilitador no processo de reabilitação dos pacientes com acometimento respiratório e motor decorrente do Covid-19. Objetivo: A revisão visa mapear a literatura sobre abordagens fisioterapêuticas no âmbito hospitalar e ambulatorial, relacionado com as disfunções associadas ao covid-19. Método: O protocolo de revisão foi registrado na Open Siensce Framework (OSF), seguiu a recomendação do guia PRISMA-ScR. Trata-se de uma revisão de escopo nas bases EMBASE, PubMed, PEDro e Central Cochrane. Resultados: Foram selecionados 17 artigos dentre os 617 inicialmente identificados, com intervenções de telereabilitação, mobilização precoce e eletroestimulação. Os artigos foram analisados de forma descritiva por meio da leitura criteriosa. Foi extraído as características metodológicas e principais resultados. Os resultados demonstram aumento da capacidade respiratória, e funcional com diminuição da sarcopenia ocasionada nos pacientes com covid-19. Os estudos não compararam técnicas, portanto, não é possível apontar diferenças de resultados entre os protocolos estudados. Conclusão: A revisão destaca a relevância das abordagens fisioterapêuticas no tratamento hospitalar e ambulatorial da covid-19, contribuindo para a mitigação das sequelas respiratórias e motoras.
Presidente - 336942 - JOSE JAMACY DE ALMEIDA FERREIRA
Externo ao Programa - 2226951 - MARIA DO SOCORRO NUNES GADELHA