PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: BÁRBARAH CAROLYNE MOREIRA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BÁRBARAH CAROLYNE MOREIRA RODRIGUES
DATA: 29/02/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 23 - PPGFis
TÍTULO: Efetividade do treinamento de marcha com dupla-tarefa associado à neuromodulação na mobilidade funcional e função executiva de pessoas com doença de Parkinson
PALAVRAS-CHAVES: Doença de Parkinson. Terapia Combinada. Marcha. Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua. Limitação da Mobilidade. Função Executiva.
PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO: Introdução: Na doença de Parkinson (DP), a presença de sintomas motores e não motores gera repercussões na mobilidade funcional e consequentes restrições nas atividades de vida diária que tornam a pessoa com DP mais dependente e suscetível a quedas. Assim, o treinamento de marcha em esteira associado à dupla tarefa e à estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS) parece ser uma terapia eficaz nos sintomas da DP. Objetivo: Analisar a efetividade do treinamento cognitivo-motor associado à tDCS anódica sobre a mobilidade funcional, velocidade da marcha, função motora e executiva de pessoas com DP. Métodos: 28 indivíduos com DP foram incluídos nesse ensaio clínico, aleatorizado e duplo-cego. Os participantes foram alocados em dois grupos: Experimental (treinamento de marcha em esteira + dupla tarefa (DT) + tDCS) e Controle (treinamento de marcha simples em esteira + tDCS). A avaliação foi realizada em três tempos. Para o desfecho primário (mobilidade funcional), foi utilizado o Timed up and go test (TUGT). Para os desfechos secundários, o TUG dupla tarefa (TUG_DT), a UPDRS III, o teste de caminhada de 10 metros, o teste de construção de trilhas, o teste de fluência verbal e o teste de Stroop. As intervenções com e sem dupla-tarefa foram realizadas em 12 sessões, durante quatro semanas. O software SPSS foi utilizado e foi considerado um valor de p≤0,05 para diferença entre as variáveis. Resultados: Houve diferença significativa no fator tempo para os desfechos mobilidade funcional com e sem dupla tarefa concorrente, fluência verbal e memória semântica em ambos os grupos. Conclusão: Os dois treinamentos realizados resultaram em melhora na mobilidade funcional com e sem a dupla-tarefa concorrente, como também na fluência verbal e memória semântica. O treinamento com DT pode não ser um complemento eficaz ao treinamento de marcha com tDCS na DP.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2175138 - ADRIANA CARLA COSTA RIBEIRO CLEMENTINO
Externo à Instituição - ANA RAQUEL RODRIGUES LINDQUIST
Interno - 2425533 - PALLOMA RODRIGUES DE ANDRADE