PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELE ALEXANDRE VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELE ALEXANDRE VIEIRA
DATA: 11/03/2024
LOCAL: Sala 24 - PPGFis
TÍTULO: Correlação entre sintomas gestacionais e temperatura cutânea: estudo observacional transversal
PALAVRAS-CHAVES: Temperatura cutânea. Dor. Fadiga. Qualidade de vida. Gestação.
RESUMO: A gestação é um processo fisiológico que ocorre no corpo da mulher desde a concepção até o momento do parto, sendo dividida para fins de acompanhamento em três trimestres. Durante todo o período gestacional são observadas modificações no organismo materno em forma de sinais e sintomas nos sistemas cardiovascular, tegumentar, endócrino, musculoesquelético e de termorregulação. Embora a literatura indique tendência a aumento da temperatura corporal neste período, pouco se sabe do perfil térmico cutâneo em cada trimestre e se existe correlação com os sintomas gestacionais. Neste sentido, pretende-se correlacionar a temperatura cutânea com os sintomas gestacionais em diferentes trimestres. Trata-se de um estudo observacional transversal que será realizado no Laboratório de Termografia (LabTerm) da Universidade Federal da Paraíba. Serão avaliados a temperatura cutânea (termografia), antropometria (estadiômetro e balança), circunferência abdominal e altura uterina (fita métrica flexível) e diástase abdominal (paquímetro) de 102 gestantes de risco habitual, com idade no intervalo de 18 a 40 anos, as quais serão divididas em três grupos de acordo com a idade gestacional: primeiro, segundo e terceiro trimestre. O processamento e análise dos termogramas serão realizados por meio do software FLIR Tools+. As ROIs serão demarcadas por meio de polígonos e analisadas conforme fórmula proposta por Nadel et al. (1973). O desfecho principal serão as correlações entre a média da temperatura cutânea e das principais ROIs em gestantes com os sintomas de dor, fadiga, diástase e qualidade de vida, e os desfechos secundários serão as comparações entre os sintomas gestacionais nos diferentes trimestres. A análise dos dados estatísticos será realizada por meio do software SPSS 21.0. Após os testes de normalidade (Shapiro-Wilk) e de homogeneidade de variâncias (Levene), serão realizados testes de correlações de Pearson para observar a relação entre a temperatura cutânea e os sintomas de dor, fadiga, diástase e qualidade de vida; e a comparação de médias ANOVA fatorial para comparar os sintomas nos diferentes trimestres gestacionais. Espera-se como resultados esclarecer as variações de temperatura cutânea, classificar o perfil térmico correspondente a cada trimestre gestacional, correlacionar com os sintomas e assim fornecer insights sobre as alterações que ocorrem do corpo da gestante.
Interno - 336942 - JOSE JAMACY DE ALMEIDA FERREIRA
Presidente - 2425533 - PALLOMA RODRIGUES DE ANDRADE